Conheça 4 construções sustentáveis incríveis da engenharia

A construção civil moderna está se adaptando para lidar com outros fatores de projetos e processos que vão além de custo e prazo. Um exemplo é a crescente preocupação com a sustentabilidade nas obras.

Em consequência dos estudos recentes sobre o impacto das construções no meio ambiente, empreendedores, engenheiros e arquitetos precisam ter a certeza de que os novos projetos desenvolvidos funcionem de forma eficaz e não comprometam o futuro do planeta.

Essa tendência já é realidade no cenário construtivo brasileiro e, para que você se atualize sobre o tema, preparamos este post abordando a importância das construções sustentáveis e como seus conceitos têm influenciado alguns projetos no país. Vamos lá?

A importância das construções sustentáveis

A sustentabilidade é um conceito relacionado ao uso de recursos naturais, garantindo a satisfação das necessidades das gerações futuras. Construir de forma sustentável implica em aperfeiçoar os métodos e materiais para extinguir ou pelo menos diminuir o impacto causado pela edificação.

Atendendo a essas novas demandas, algumas organizações criaram certificações para avaliar o emprego da sustentabilidade durante e após a construção. A LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e o processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental) são exemplos que têm sido buscados por arquitetos e engenheiros.

O reconhecimento do conceito de sustentabilidade para os empreendimentos tem trazido diversas vantagens, tais como valorização e redução de custos na operação, além dos benefícios ambientais.

Confira abaixo 4 construções brasileiras mundialmente reconhecidas por usarem a sustentabilidade durante a concepção do projeto e de que forma elas foram beneficiadas pelo conceito. 

4 exemplos de projetos sustentáveis do Brasil

1. Mineirão (MG)

O Mineirão foi o primeiro estádio no Brasil a receber o selo Platinum da LEED. Após sua reforma para a copa do mundo, ele foi aprovado em oito categorias da certificação.

Entre as medidas tomadas que demonstraram preocupação com sustentabilidade, estão:

  • a reutilização e a reciclagem de mais de 90% dos resíduos gerados;
  • a doação das cadeiras antigas para escolas do interior de Minas Gerais;
  • a construção de um reservatório para armazenamento de água de chuva, sendo utilizado nas descargas dos banheiros e irrigação do campo.

Foi instalada também uma usina solar fotovoltaica, com o objetivo de gerar energia elétrica para a iluminação do estádio e para ser injetada na rede de distribuição da companhia de energia do estado.

2. Edifício Porto Brasilis (RJ)

O Porto Brasilis, edifício comercial localizado no centro do Rio de Janeiro, alcançou a certificação LEED Gold. A fachada de vidro do prédio possui uma película termo eficiente que reduz o uso de ar refrigerado ao evitar a entrada de calor, sem impedir a passagem de luz.

O prédio também conta com um sistema de reutilização da água da chuva, separação de lixo reciclável e vagas preferenciais para veículos com baixa emissão.

3. Eco Berrini Tower (SP)

O empreendimento localizado em São Paulo conta com 32 pavimentos, 5 subsolos e um edifício garagem distribuídos em 95.000 m².  

Recebeu a certificação LEED Platinum por inserir no projeto sistemas de aproveitamento de águas e pela administração de resíduos e materiais. Além disso, a eficiência energética foi garantida pela orientação das fachadas de vidro, de forma a otimizar a carga térmica do ambiente e os sistemas inteligentes de refrigeração do ar.

Em consequência de todas essas medidas, a edificação teve uma economia de 40% no consumo de água e 30% no consumo de energia.

4. Edifício Eurobusiness (PR)

No bairro Campo Cumprido, em Curitiba, o edifício Eurobusiness foi construído de forma a consumir 80% menos água e 50% menos energia. O sistema inteligente desenvolvido para os elevadores retorna a energia utilizada no equipamento para a rede elétrica do edifício. Além disso, ele possui películas termo eficientes nas fachadas de vidro e sistema de ar condicionado otimizado.

O investimento em construções sustentáveis já faz parte do cenário construtivo brasileiro, e é preciso estar cada vez mais atento a como esses conceitos podem ser aplicados em novos projetos. 

Se você gostou deste conteúdo e quer ficar ainda mais atualizado sobre o tema, não deixe de conferir nosso artigo sobre 6 dicas para construir sua casa de forma sustentável!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"