4 curiosidades que você não sabia sobre aquecimento de piscina

Ter uma piscina aquecida é o desejo de muitas pessoas, e essa não é uma vontade difícil de entender. Uma piscina aquecida é uma ótima opção de relaxamento, sem falar que ela permite que você aproveite essa opção de lazer mesmo nos dias mais frios, ou durante o período da noite, por exemplo.

Porém, muitas pessoas ficam com dúvidas sobre aquecimento de piscina, qual tipo de aquecimento escolher, como funciona, qual será mais econômico. Você já pensou em usar energia solar para isso? Caso não tenha pensado nessa boa opção, ou tenha algumas dúvidas sobre ela, este post é para você.

Confira algumas curiosidades comuns sobre energia solar para aquecimento de piscina!

1. É possível utilizar energia solar para o aquecimento de piscinas?

A primeira surpresa que algumas pessoas têm é essa, muitos se questionam se dá para usar energia solar para aquecer a água. A resposta é sim! Esse é um sistema muito eficiente de aquecimento, além de ser ecologicamente correto. Você vai usar uma fonte de energia limpa e renovável, além de econômica, já que vai reduzir o consumo de energia em aproximadamente 70%.

2. Como funciona um aquecedor solar de piscina?

O funcionamento não tem mistério, a água da piscina é levada para as placas que coletam a energia solar (chamadas de coletores), elas vão aquecer a água e devolver para a piscina. Depois que toda a água da piscina estiver aquecida, o uso de uma capa térmica fará com ela funcione como um reservatório térmico, mantendo a temperatura constante — as placas que fazem a coleta de energia solar vão apenas repor a perda térmica que aconteceu durante o dia.

O sistema vai ser incorporado à casa de máquinas e a água só vai passar pelos coletores quando a bomba for ligada. Além disso, a água das placas é drenada automaticamente, o que evita que aconteçam inconvenientes, como danos na tubulação e que água fique superaquecida.

3. Quais são as vantagens do aquecedor solar para piscina?

Como já falamos, as vantagens do uso de placas solares para o aquecimento de piscina podem ser vistas tanto no bolso quanto na natureza. A redução do consumo de energia elétrica reduz o consumo de água e o gasto com termoelétricas, por exemplo.

Além disso, é um investimento que traz retorno rápido e valoriza o seu imóvel, em caso de venda ou aluguel, já que a redução com os custos da conta de energia serão significativos. Outras vantagens são: o baixo custo de operação que ele possui e a possibilidade de aquecer a água até temperaturas mais elevadas, em regiões com alta incidência solar.

4. O aquecimento de piscina funciona mesmo no inverno?

Sim! O aquecimento solar não está restrito aos dias de sol e calor, ele manterá a temperatura da água confortável durante todas as estações do ano. Vale lembrar que, com esse sistema, a sua piscina vai funcionar como um reservatório térmico, mantendo a água aquecida.

Uma dica para ajudar a manter a temperatura é usar capa térmica, ela vai ajudar a evitar a troca de calor com o ambiente externo, que pode estar mais frio do que a sua água.

Como vimos, usar placas solares para realizar aquecimento de piscina é uma ótima opção, afinal, nada melhor do que se refrescar, relaxar e se exercitar em águas com temperaturas agradáveis. Sem falar na economia, praticidade e benefícios para o meio ambiente que essa sua escolha vai trazer.

Gostou do nosso artigo e se interessou pelo aquecimento solar de piscina? Entre em contato com a gente, a Kisol é especialista em aquecimento solar e tem tudo para te ajudar!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"