Entenda a importância da sustentabilidade na construção civil

O mundo da construção civil é ainda um dos que mais gera resíduos no meio urbano e, por consequência, causa impactos ambientais ao depositá-los na natureza. Porém, muitas construtoras estão tentando empregar a sustentabilidade na construção civil por meio de técnicas construtivas mais sustentáveis e fazendo uso de materiais ecoeficientes.

Por intermédio deste artigo, vamos mostrar a importância de se aplicar a sustentabilidade na construção civil, falar das vantagens e dar dicas de como conseguir trabalhar de forma sustentável em seu canteiro de obras! Vamos lá?

Por que é importante ter sustentabilidade na construção civil?

Sustentabilidade significa “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”, ou seja, é o consumo consciente de recursos naturais e produção moderada de lixo, preferencialmente com o seu reaproveitamento.

Para se atingir esse objetivo, é necessário abranger três aspectos: o econômico, o social e o ambiental. Para uma construção civil ser sustentável ela tem que ser economicamente viável, socialmente aceita e ambientalmente correta.

Além de gerar resíduos, a construção civil também é a maior responsável pelo consumo de recursos naturais: cerca de 50% do total dos recursos extraídos. Esse grande consumo do setor causa preocupações com relação à possibilidade de esgotamento dos recursos naturais. Aí entra a sustentabilidade aplicada à construção civil.

Utilizar os recursos naturais de forma consciente, diminuindo o consumo e aumentando o reaproveitamento, se torna indispensável para que nossa qualidade de vida continue nas futuras gerações. As tecnologias avançam cada dia mais nesse quesito, tornando-se mais baratas e mais eficientes.

Quais as vantagens que a sustentabilidade traz?

Incentivos

O governo vem dando vários incentivos fiscais para construções que adotam a prática sustentável. Um destes incentivos é o projeto de lei federal n. 252/2014 que dispõe sobre a adoção de práticas de construção sustentável, como telhados verdes, aproveitamento de energia solar, águas pluviais e reutilização de água.

O IPTU Verde também é um bom incentivo, visto que ele dá descontos de 5% a 20% para novas construções ou reformas que implementem o conceito de sustentabilidade. Já foi aprovado em cerca de 55 cidades brasileiras.

Redução de gastos

Apesar de as construções sustentáveis custarem cerca de 5% a mais que uma construção normal, esse gasto deve ser encarado como um investimento. A médio e longo prazo, a economia com água e energia chega a 30%, compensando o custo.

O uso de materiais reciclados também geram economia na obra. Tijolos e telhas são os itens mais comuns de serem reciclados, e eles podem ter outros materiais reciclados em sua composição, como resíduos de embalagens Tetra Pak, garrafas PET e pneus, que podem deixar o material reciclado até mais resistente que o comum.

Conforto e comodidade

Construções sustentáveis também podem gerar conforto e comodidade, além de serem esteticamente atrativas. Existem métodos construtivos que garantem conforto térmico e acústico, além de gerar um conforto visual muito grande.

Agora que você já sabe alguns dos benefícios das construções sustentáveis, veja algumas dicas que podem trazer sustentabilidade para o seu empreendimento!

Como trazer a sustentabilidade para a minha construção?

Telhado Verde

Os telhados verde são nada mais que a aplicação de uma camada vegetal na laje da sua edificação. Esta camada é aplicada sobre uma base impermeabilizada de PVC, que proporciona um ambiente agradável em sua edificação e serve como um excelente isolante térmico e acústico. 

O telhado verde é capaz de reduzir em cerca de 5º C a temperatura interna de uma casa, além de poder dar uma ótima área de lazer, dependendo das características da laje, e ainda ajudar na captação da água da chuva.

Tinta Ecológica

A tinta ecológica é feita a base de matérias-primas totalmente naturais, que são geralmente óleos ou corantes, ou seja, é um material construtivo livre de qualquer componente químico, visto que eles são agressivos tanto para a saúde tanto para a destruição da camada de ozônio.

Containers

Uma técnica que vem ganhando bastante espaço dentro da construção civil é a casa de container. A caixa de aço que seria descartada ganha nova utilização como o corpo estrutural de uma edificação. É um método considerado totalmente sustentável, uma vez que não gera quase que nenhum resíduo de construção e está reutilizando um material que seria descartado na natureza.

Reuso de água

Além de reduzir na sua conta, fazer a reutilização da água em uma edificação promoverá diminuição do gasto desde bem tão precioso para a nossa sobrevivência. Sendo assim, você pode investir em um sistema que capte a água da chuva para ser utilizada em fins não potáveis, ou então fazer o reaproveitamento da água que já foi usada nas descarga dos banheiros.

Iluminação e Ventilação Natural

É uma ótima estratégia que abrange o consumo de energia na edificação. Para implementar a iluminação natural é necessário fazer um estudo de onde o sol nasce e se põe no local da sua construção, para que desta maneira você possa explorar bastante o uso de janelas e portas nos ambiente, de modo a aproveitar bastante a iluminação proveniente do sol durante o dia.

Fazer uso da ventilação natural também requer que estude a incidência de ventos na localidade, e vai te beneficiar com um ambiente mais arejado e bem ventilado. É necessário que faça uma distribuição de portas e janelas de modo que o vento tenha livre passagem dentro da edificação, proporcionando redução do gasto de energia com ventilador ou ar condicionado.

Gestão de Resíduos

A gestão de resíduos nada mais é do que um cuidado com os entulhos que são gerados durante todo o processo de construção. Ela deve abranger desde a etapa inicial de uma obra (terraplanagem, fundação etc) até a entrega do empreendimento. Deve-se destinar espaços no canteiro de obras destinados à separação dos resíduos, de modo a reduzir o impacto e organizar o espaço de trabalho. 

Vidro Inteligente

O vidro inteligente é uma nova tecnologia que permite, por meio de um botão, controlar a transparência de um vidro, a passagem de iluminação e a sua absorção de calor. É uma inovação que prevê redução de gastos com ventilação, ar-condicionado e iluminação.

Sistema de Aquecimento Solar

Em épocas de frio, o sistema de aquecimento solar entra como uma ótima opção para esquentar a água e economizar energia. Esse sistema utiliza o sol como fonte de calor para o aquecimento da água.

Não confunda energia solar com aquecimento solar. O primeiro gera energia elétrica, enquanto o segundo é um sistema usado somente para o aquecimento da água. Existem diversas opções de sistemas de aquecimento solar à escolha.

Após todas essas informações, fica difícil se não se conscientizar e começar a aplicar a sustentabilidade na construção civil! Gostou de saber destas diferentes técnicas sustentáveis? Está a fim de conhecer mais um pouco sobre este e outros assuntos? Basta nos acompanhe nas redes sociais Facebook e Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *