5 benefícios do banho quente que você não conhecia

Tomar um bom banho quente deve ser um momento de relaxamento, não é mesmo? No entanto, poucas pessoas sabem como transformá-lo em um verdadeiro ritual terapêutico para preservar a saúde do corpo e da mente. O processo de energização tem uma série de benefícios eficientes na hora de mandar as preocupações e o baixo-astral diretamente para o ralo.

Além dessas vantagens, a água quente também é uma poderosa aliada contra dores musculares, gripes e resfriados. O grande segredo está em aproveitar ao máximo os minutos no chuveiro e ingressar em um universo livre de preocupações.

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar oito benefícios essenciais das altas temperaturas para garantir o bem-estar. Acompanhe!

1. Diminui as dores musculares

A água quente ativa a circulação sanguínea, levando mais oxigênio para todo o corpo e, consequentemente, diminuindo as dores musculares. Uma sugestão é direcionar o jato de água quente exatamente sobre a área dolorida para tirar de vez a tensão da musculatura local.

Portanto, depois de um treino pesado na academia, uma partida de futebol ou uma corrida, torna-se necessário relaxar o corpo e a mente como uma forma eficiente de recuperar os músculos mais exigidos.

As temperaturas mais altas são ideais para recuperação dos exercícios que causam contratura ou qualquer tipo de fraqueza que costuma demorar algum tempo para começar a incomodar.

2. Ameniza gripes e resfriados

Quem está gripado ou resfriado geralmente já sabe a receita: banho quentinho para aliviar os sintomas. Mas não custa explicar o porquê disso: além do relaxamento físico e descongestionamento nasal, a água quente tende a fazer o corpo buscar refresco após o banho, por meio da transpiração.

E é nessa dinâmica do esquenta-esfria que os vírus morrem mais facilmente. O intenso vapor também funciona perfeitamente como uma inalação caseira. Em casos de sinusite, por exemplo, em poucos minutos já se torna possível sentir uma melhora nas vias respiratórias. Outro diferencial importante é o alívio da tosse seca como expectorante das secreções escondidas no pulmão.

3. Abre os poros

Essa dica é perfeita para aproveitar melhor os benefícios dos cosméticos e demais produtos de beleza. Com a temperatura elevada da água, os poros da nossa pele se abrem com facilidade, fazendo com que ela absorva com mais eficácia os nutrientes dos produtos que utilizamos.

O vapor da água também favorece a esfoliação natural, mandando para o ralo as células mortas. Dessa forma, a remoção dos cravos também costuma ficar muito mais simples e agredir menos o rosto. Assim como usamos suco detox com o intuito de limpar profundamente o organismo, um banho quente por dia atua diretamente na limpeza profunda.

Remove as principais toxinas, como sujeiras, poeiras e resíduos de produtos. Caso a higienização não seja feita cuidadosamente, os agentes tóxicos podem causar danos profundos com o passar do tempo. Já para quem usa lâmina na hora de barbear ou em depilação, a água quente também oferece um corte mais rente ao pelo em decorrência do amaciamento dos poros.

4. Proporciona relaxamento

Esta dica é unânime! Afinal, nada pode ser mais relaxante do que um banho quentinho após um exaustivo dia de trabalho, não é? E por que isso acontece? A resposta também tem a ver com a dilatação sanguínea, favorecida pela água em temperatura média de 39 ºC.

Para finalizar o processo, essa sensação de oxigenação e relaxamento age como um sinal para a nossa mente de que já está na hora de o corpo descansar. Por isso, o banho quente é um grande aliado também para quem sofre de insônia. Enquanto a água cai, o seu corpo passa por um processo natural de massagem que possibilita uma melhora automática de humor.

Se você está acostumado a lidar com uma rotina estressante, a tática ainda pode ser usada como alternativa para diminuir a ansiedade. A temperatura da água é eficiente no tratamento dos casos derivados de uma situação complexa ou em quadros crônicos que costumam acontecer sem nenhum motivo aparente.

5. Combate a dor de cabeça

Com o calor da água concentrado em outras partes do corpo, como pernas e pés, a circulação sanguínea é redistribuída em pouco tempo, aliviando as dores de cabeça. Os vasos inferiores funcionam como um atrativo para o sangue anteriormente localizado na parte superior.

Lavar os cabelos e deixar a água cair diretamente no couro cabeludo costuma ter um efeito bastante confortável. O banho ajuda especialmente quando a dor é causada por um dia estressante ou de intenso calor.

Quando tiver disponibilidade, faça um procedimento de imersão em uma banheira para potencializar os resultados. O tempo de mergulho ideal gira em torno de 20 minutos.

6. Reduz as cólicas menstruais

Para as mulheres que costumam sofrer com cólicas, o banho quente pode ser um excelente analgésico. O tratamento é extremamente popular e atua no relaxamento muscular para proporcionar sensação de bem-estar em longo prazo. Ao deixar cair bastante água no ventre, os vasos sanguíneos da região se dilatam.

Dessa forma, a redução do fluxo sanguíneo traz um alívio no aperto e na dor causada pela menstruação. Caso não seja possível entrar no chuveiro quando o incômodo começar, uma bolsa térmica também ajuda a relaxar os músculos com eficiência.

Além de tudo, a retenção de líquido, muito comum durante os ciclos menstruais, é diretamente afetada pelas altas temperaturas com eliminação considerável do inchaço corporal.

7. Acelera a recuperação

O calor intenso é um importante aliado do processo de recuperação do corpo. Ao estimular as principais funções metabólicas do organismo, o banho melhora as taxas de reações químicas. O aquecimento dos músculos trabalha ativamente na cura de problemas internos e pequenas lesões.

A água quente também costuma ser a finalização perfeita para quem deseja recarregar a energia depois de passar muito tempo ao sol, por exemplo. Apesar de todos os benefícios, tenha em mente que a pele do rosto é mais sensível e deve ser higienizada com temperatura menos elevada.

8. Desperta boas ideias

Você já entrou no chuveiro com a cabeça repleta de preocupações e encontrou inúmeras soluções durante o banho? Pois é, em situações assim podemos comprovar a amplitude dos poderes da água quente. O despertar de novas ideais acontece com o desaceleramento da frequência cerebral, a suavização das nossas ondas mentais e a aproximação do estado alfa.

O relaxamento pode ser sentido tão profundamente que o corpo fica no mesmo estado de quando estamos meditando ou momentos antes de cair em sono profundo. Quando isso acontece, você se desprende totalmente da condição de atenção e abre a mente para diversas percepções sem grande esforço.

Não é maravilhoso? Entretanto, para fazer valer esse verdadeiro ritual terapêutico que é o banho quente, torna-se importante ficar atento para controlar o consumo de energia e diminuir os impactos sobre o meio ambiente, contribuindo para a sustentabilidade.

Pronto! Agora você já conhece os principais benefícios do banho quente. Uma boa sugestão para usar as altas temperaturas da água como terapia é optar por fontes alternativas de calor, como a instalação de sistemas de aquecimento solar. Assim, fica mais fácil economizar energia, aumentar a qualidade do seu imóvel e a comodidade da sua família sem abrir mão dos benefícios que um banho relaxante é capaz de proporcionar.

Gostou das informações deste artigo? Leia também sobre os principais motivos para vender aquecedor solar.

Powered by Rock Convert

3 thoughts to “5 benefícios do banho quente que você não conhecia”

  1. Excelente artigo. Eu sinto muita dores no corpo e estou experimentando banhos quentes todas as manhãs e tenho percebido uma melhora significaitiva.

    1. Que bom, Valmir! Uma das grandes vantagens do aquecedor solar é poder regular a temperatura da água na temperatura desejada, através da mistura da água quente e da fria, e assim, poder desfrutar dos benefícios de banhos em várias temperaturas. Você já baixou o nosso eBook “5 coisas que nunca te contaram sobre a hora do banho”? Se ainda não baixou, é só acessar:

      https://conteudo.kisoltec.com.br/5-coisas-que-nunca-te-contaram-sobre-a-hora-do-banho

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *