3 dicas para tornar a sua casa mais sustentável.

Powered by Rock Convert

Pensar em sustentabilidade significa atender às suas necessidades atuais sem ter um impacto negativo sobre as necessidades das gerações futuras. Tornar a sua casa mais sustentável também requer que você faça escolhas conscientes em relação à forma como você vive.

Realmente, ainda estamos longe de conseguirmos construir casas totalmente sustentáveis, que utilizariam recursos infinitos unicamente da natureza, sem causar nenhum efeito negativo no meio ambiente. Mas, ainda assim, existem algumas medidas que você pode tomar para tornar a sua casa mais amiga do meio ambiente. Confira algumas delas:

Utilize a água da chuva

Embora esse tipo de água não seja ideal para se beber, tomar banho ou cozinhar, ela possui múltiplas utilidades numa residência. Entre elas, a rega de jardins e canteiros, limpeza do piso e quintais, lavagem dos carros, além de descarga dos banheiros e até mesmo lavagem das roupas. Esses gastos, costumam representar mais de 50% de todo o consumo de água nas cidades.

Para reaproveitar a água da chuva, basta alterar as tubulações da casa e construir um sistema paralelo ao da água potável. Diversas empresas já oferecem sistemas completos para o aproveitamento da água da chuva. Eles poderão ser instalados em imóveis já construídos ou nos que ainda estejam em obras.

Reduza seu consumo

Reciclagem e reutilização de materiais são ótimas práticas, mas é a redução do consumo que diminui seu impacto pela raiz. Evite comprar pratos e copos descartáveis, e escolha lâmpadas fluorescentes ou de LED em vez de lâmpadas incandescentes, pois elas duram mais e consomem menos energia.

Consertar os vazamentos das torneiras também é outra ótima prática, que evita que milhares de litros de água sejam desperdiçados à toa. Manter as janelas abertas é uma maneira simples de economizar energia, pois assim você evita o uso de lâmpadas e reduz o uso do ar-condicionado. Instalações de baixo fluxo nos banheiros e chuveiros são um investimento que vale a pena, pois você economiza dinheiro ao longo do tempo e poupa água imediatamente.

Aquecedor solar está em alta

Instalar um Aquecedor Solar na sua casa é uma ótima maneira de reduzir sua conta de luz, especialmente num momento em que as taxas de energia estão aumentando tanto devido à seca nos reservatórios de água das hidrelétricas. O seu funcionamento é muito simples e as vantagens são enormes: uma grande economia na conta de luz, não agride o meio ambiente e valoriza o seu imóvel.

Escrevemos um outro post descrevendo 5 motivos para instalar um aquecedor solar em sua residência.

Esses são algumas idéias simples, mas que podem fazer toda a diferença numa casa sustentável. Invista nisso também! Você ajudará muito o meio ambiente e pode melhorar sua qualidade de vida! E que tal deixar um comentário aqui no post contando o que achou e mandando suas ideias para ter uma casa sustentável?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *