Casa sustentável: 6 dicas para construir a sua!

As atuais preocupações com a degradação do meio ambiente estão ajudando a difundir a ideia de sustentabilidade doméstica. Além disso, vivemos uma situação econômica em que cortes com gastos se tornam extremamente necessários. Portanto, construir imóveis ecologicamente corretos pode ter duas ótimas aplicações: conter despesas e preservar a natureza.

Que casas verdes são mais econômicas e sustentáveis você provavelmente já ouviu falar, não é mesmo? Mas você sabe o que fazer para aplicar o conceito? Continue acompanhando e fique por dentro de 6 dicas para construir uma casa sustentável!

1. Utilize materiais sustentáveis

A utilização de materiais de construção sustentáveis representa uma estratégia importante no projeto de uma casa eco amigável. Além disso, esses materiais oferecem benefícios específicos para o construtor e futuros moradores, tais como: menor custo de manutenção e substituição, economia de energia, melhoria da saúde dos ocupantes e maior flexibilidade de design.

Dentre os materiais de construção tipicamente consideradas “verdes” estão inclusos:

  • Materiais renováveis como tijolo de palha e de barro;
  • Madeiras de reflorestamento certificadas;
  • Materiais reciclados, como entulho e pallets;
  • Produtos atóxicos reutilizáveis e renováveis.

2. Instale aquecedores solares

Os aquecedores solares são uma tecnologia emergente para pessoas que querem utilizar o poder natural ao nosso redor, o sol. Além disso, é energia limpa e renovável. Seu custo inicial pode ser um pouco alto, mas a economia a longo prazo é impressionante.

Utilizando energia solar é possível reduzir o consumo de energia elétrica em até 30%. Ou seja, se sua conta de luz sai em média por 300 reais, é possível chegar a 150. Além disso, poderá aquecer a água de todas as torneiras de sua casa: um conforto a mais durante o inverno.

3. Capte a água da chuva

O sistema de captação da água da chuva consiste na instalação de um mecanismo que recolhe a água da chuva por meio de seu telhado e o armazena em um tanque. Essa água recolhida pode ser então utilizada para diversos fins, tais como descarga de vasos sanitários, lavar calçadas e quintais, irrigação de jardins, dentre outros.

Se você parar para pensar que ao dar descarga são eliminados, em média, 4,5 litros de água tratada, dá para ter uma noção do quanto poderá economizar com esse sistema.

4. Otimize a iluminação interna

Durante a concepção do projeto de uma casa sustentável é possível pensar em formas de utilizar a iluminação natural a seu favor. Janelas maiores ou mais próximas do chão, teto solar, telhas transparentes e paredes de tijolos de vidro podem fazer com que a claridade natural seja melhor aproveitada.

Ademais, investir em lâmpadas que gastem menos e durem mais é uma forma de tornar o acabamento de sua casa mais sustentável. Tanto as lâmpadas fluorescentes quanto as de LED são econômicas e possuem uma vida útil maior do que as incandescentes.

5. Aproveite a ventilação natural

Espaços abertos e que permitem a circulação de ar auxiliam na economia de energia e também podem ser aliadas para tornar a casa mais bem ventilada. Além disso, durante o projeto, é possível estabelecer localização mais adequada para que as janelas cumpram seu papel de otimização do sistema de ventilação natural e da iluminação.

6. Aposte em um telhado verde

Um telhado verde é um sistema de cobertura que utiliza plantas em vez de telhados tradicionais. Nos últimos anos se tornou uma alternativa para casas sustentáveis devido aos seus benefícios ambientais e energéticos.

Eles atuam como filtro natural para a água da chuva, melhoram o isolamento térmico sem tornar a casa quente, melhoram a umidade do ar, ornamentam a casa, além de outros inúmeros benefícios.

Como você pode ver, construir uma casa sustentável oferece muitos benefícios, tanto para o meio ambiente quanto no valor final da construção. Outro fator é que também é possível implantar algumas mudanças verdes em sua casa através de pequenas reformas. Pode parecer um projeto difícil, mas você comprovará como será gratificante a longo prazo.

E então, animado para ter uma casa sustentável? O que você faz para colaborar com o meio ambiente e economizar energia? Deixe seu comentário e participe da conversa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *