5 dicas para reformar sua casa de forma sustentável

Powered by Rock Convert

Atualmente, nenhum projeto é discutido sem considerar sua sustentabilidade. A preocupação em encontrar o equilíbrio entre as comunidades humanas e o meio ambiente já é uma prioridade em qualquer ação ou empreendimento. Quando pensamos na reforma da nossa casa, isso não pode ser diferente: cada vez mais, devemos buscar por soluções em materiais e processos que não agridem tanto o meio ambiente.

Quer saber mais sobre como fazer uma reforma sustentável na sua casa? Veja, a seguir, 5 dicas de como garantir qualidade de vida e economia para seu bolso sem prejudicar o planeta!

Instale um sistema de aquecimento solar

Um dos maiores gastos com energia elétrica dentro de casa é com o aquecimento de água. O chuveiro é, na maioria das residências, o grande vilão da conta de luz. Utilizar um sistema de aquecimento solar pode representar uma economia enorme no fim do mês, além de contribuir para a preservação do meio ambiente ao adotar o uso de uma energia limpa e inesgotável!

Reutilize a água da chuva

No Brasil, principalmente durante o verão, temos um grande volume de chuvas, e suas águas podem ser reaproveitadas em situações que não requerem água potável. Para isso, basta instalar um sistema de tubulação que capte essa água e a armazene em uma cisterna, que, posteriormente, poderá ser utilizada para regar jardins, lavar o quintal e até mesmo nas descargas.

Utilize materiais eficientes

Ao comprar os materiais para reforma, tente buscar aqueles produzidos de forma sustentável, como cimento reciclado, telhas produzidas com embalagens de longa vida e madeira de reflorestamento. Na hora de pintar as paredes, procure por tintas ecológicas, que são fabricadas com matéria-prima natural sem a utilização de insumos derivados do petróleo ou componentes sintéticos. Além de sustentáveis, essas tintas não possuem cheiro e são muito utilizadas para evitar alergias e irritações.

Elimine com consciência os resíduos de sua reforma sustentável

É normal que uma reforma gere muitos resíduos e entulhos. Porém, é possível tratá-los com responsabilidade sustentável e evitar que o descarte seja feito de forma indevida na natureza. Fazer a coleta seletiva dos materiais, reciclando o que puder ser reutilizável, é uma maneira de garantir que seu canteiro de obras contribua para a preservação do meio ambiente.

Instale descargas com duplo acionamento

Neste sistema é possível utilizar a descarga com duas vazões diferentes: 3 ou 6 litros. Ele possui dois compartimentos que podem ser acionados juntos ou separadamente, garantindo uma economia de mais de 60% no consumo de água da residência.

Mesmo após o fim da sua reforma sustentável, é importante continuar mantendo esse tipo de ação no dia a dia da casa. Que tal, por exemplo, realizar compostagem para aproveitar os resíduos orgânicos, transformando-os em adubo, e também separar um espaço para plantas e hortas domésticas?

Tudo isso pode assegurar maior qualidade de vida e muito mais saúde para você e sua família, além de bastante economia, principalmente com a energia gasta mensalmente na sua casa. A sustentabilidade não é um conceito que deve nos privar de conforto e bem-estar, mas sim cuidar do consumo desenfreado de recursos do planeta e ainda por cima nos beneficiar!

E você, já seguiu algum desses passos na sua casa? Tem alguma dúvida sobre nossas dicas de reforma sustentável? Deixe um comentário e compartilhe com a gente suas experiências!

One thought to “5 dicas para reformar sua casa de forma sustentável”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *