Aquecedor solar e energia solar: qual a diferença?

As pessoas costumam ter muitas dúvidas sobre as diferenças entre um aquecedor solar e um sistema de energia solar fotovoltaica. Apesar de estarem relacionados, tratam-se de conceitos distintos.

Este artigo é muito importante para você que quer esclarecer as funções desses dois sistemas e, de quebra, economizar na conta de luz. Ficou interessado? Então, confira!

Energia Solar

A energia solar é a energia proveniente do sol que pode desempenhar diferentes funções, sendo transformada em energia térmica ou em energia elétrica.

Dentre os seus usos mais frequentes e mais divulgados na atualidade, está a sua transformação em energia elétrica e por isso, muitos acabam se referindo à energia solar fotovoltaica, simplesmente como energia solar.

A transformação da energia solar em energia elétrica se dá basicamente por meio da instalação de painéis fotovoltaicos interligados uns aos outros em uma superfície que receba grande quantidade de energia solar.

Esses painéis são ligados a um inversor solar que transforma a energia fornecida pelos painéis (corrente contínua ou CC) em corrente alternada (CA). Então, a corrente elétrica é distribuída através do quadro de energia do estabelecimento, alimentando os equipamentos elétricos.

Aquecedor Solar

Semelhante ao sistema que transforma energia solar em energia elétrica, uma vez que aquecedores solares também utilizam placas que captam a energia solar, estes têm como única e exclusiva função fornecer energia térmica para aquecer, com vários fins, a água do sistema de um determinado estabelecimento.

Powered by Rock Convert

Funcionamento do aquecedor solar

Para a utilização de um sistema de aquecimento solar, os dois principais itens são: coletores solares (placas) e um reservatório térmico (boiler). Esses equipamentos podem ser instalados com muita facilidade nas residências e em diversas empresas.

Os coletores solares ficam instalados expostos ao sol. Dentro de um coletor solar encontram-se aletas de cobre ou alumínio que ajudam na máxima absorção da radiação solar. O calor é transferido das aletas para a tubulação, conhecida como serpentina, geralmente feita de cobre.

Em contato com a serpentina, encontra-se a água que será aquecida e enviada para um reservatório térmico (boiler) tecnicamente projetado para que o conteúdo aquecido possa ser armazenado sem perder a temperatura com o decorrer do tempo e, assim, ser utilizado posteriormente.

Ebook - Tudo o que você precisa saber sobre aquecedor soalr

Usos da água aquecida: chuveiros e piscinas

No geral, em diferentes tipos de estabelecimento, a água aquecida é utilizada para dois fins: chuveiros e piscinas.

Chuveiros e piscinas são dois equipamentos nos quais, na maioria das vezes, utilizamos água que é aquecida por meios elétricos. Existem modelos de aquecedores solares específicos para atender cada um desses dois sistemas de forma prática, barata e eficiente.

Benefícios do aquecedor solar: economia de energia elétrica

A instalação de aquecedores solares para o aquecimento da água do chuveiro, de torneiras, banheiras, piscinas e afins, pode ter como resultado a redução de 40% do consumo de energia elétrica de uma residência. Portanto, o aquecedor solar é uma alternativa que promove menor dependência de energia elétrica, contribuindo para o meio ambiente e para a economia financeira.

A Kisoltec é uma empresa de aquecedor solar que tem como principal foco o fornecimento de um produto de qualidade, cumprindo o prazo de entrega e atuando com excelência no pós-venda. Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços e produtos!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *