Quanto tempo leva para aquecer uma piscina? Descubra agora!

O uso de um sistema de aquecedor solar, apesar de não ser mais uma novidade de mercado, ainda é pouco explorado pela população, principalmente quando o seu uso está relacionado ao aquecimento de piscinas. Contudo, engana-se que o emprego dessa tecnologia para esse fim não seja benéfico. Na verdade, ele traz diversas vantagens, como economia de custos na conta de energia, eficácia e, ainda, qualidade da água.

No entanto, sem a manutenção adequada do aquecedor solar, nenhum sistema funcionará de forma eficiente pelo seu tempo médio de vida. Pensando nessa e em outras questões, elaboramos este conteúdo para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. Portanto, continue a leitura e confira até o fim!

Qual é a temperatura indicada para uma piscina aquecida?

A temperatura de uma piscina aquecida deve ser, em média, de 25ºC. No entanto, dependendo de sua utilidade, esse valor pode ficar entre 25 e 32ºC. Vale dizer, também, que a temperatura deve ser sempre constante durante o período em que estiver em uso.

É possível controlar a temperatura da água?

O controle de temperatura da água em um sistema de aquecimento solar é feito a partir da mistura entre a água quente e a fria. Logo, caso seja necessário aumentar a temperatura da água — como em dias mais frios, por exemplo —, basta regulá-la conforme o desejado por meio do controle digital que é instalado junto do sistema. Assim, em dias mais quentes, é só fazer o ajuste de temperatura novamente. O controlador digital será o responsável por deixar a piscina na temperatura que você deseja.

Quanto tempo demora para alcançar a temperatura ideal da água?

O tempo ideal para que a piscina seja aquecida por completo é difícil de ser determinado, uma vez que esse processo depende de uma série de outros fatores que podem não ser controláveis, como a temperatura ambiente, por exemplo. Ou seja, quando o clima está mais frio, a transferência do calor da água aquecida para o ar será muito mais rápida que em dias mais quentes e, por isso, uma parcela da piscina esfriará com mais facilidade.

Em média, após instalado o sistema, é necessário pelo menos uns 02 dias de sol para que a piscina atinja a temperatura desejada. Uma vez aquecida, nos demais dias o sistema deverá apenas repor as perdas de temperatura causadas durante a noite, por exemplo.

É importante que seja feito um correto dimensionamento do sistema e caso seja necessário, pode-se utilizar uma alternativa complementar para aquecer a água durante os períodos de pouca incidência solar, como sistemas de aquecimento a gás, ou trocadores de calor.

Da forma como ocorre com qualquer tipo de produto, contar com aquecedores de qualidade é fundamental para ter a garantia de um sistema que funcione de forma eficiente. Por isso, na hora de escolher os itens dispostos no mercado, não deixe de optar por aqueles que sejam mais bem avaliados.

Além disso, é muito importante contar com profissionais qualificados para realizar a montagem e manutenção de aquecedor solar, uma vez que são essas medidas que garantem a vida útil do sistema de aquecimento.

Se você ficou interessado em adquirir um sistema de aquecedor solar na sua residência, não deixe de entrar em contato conosco para conhecer as melhores opções do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *