5 dicas para garantir o conforto ambiental da sua casa de campo

Garantir o conforto ambiental da sua casa de campo é algo tão importante quanto os cuidados que você já possui com sua casa da cidade. Aquele é um recanto para você e sua família e, por isso, é claro que você vai querer mantê-lo bem aconchegante e agradável, não é?

Pensando nisso, no post de hoje trouxemos dicas incríveis para quebrar aquele clima gelado desses locais e fazer com que você e sua família desfrutem sempre do melhor ambiente possível. Acompanhe!

1. Acerte na escolha dos revestimentos

Casas com pouca ou nenhuma incidência de raios solares serão sempre lugares mais frios, porém, uma casa com recursos térmicos no inverno será também confortável para o verão.

Revestimentos em porcelanato ou cerâmica são naturalmente mais frios, então o melhor é optar por madeira, carpete ou vinílicos. Vale também lembrar que a madeira é um isolante térmico natural, porém, caso não seja possível usar essa opção, cubra o piso com tapetes como uma alternativa mais acessível.

2. As paredes precisam de uma atenção especial

Para garantir o conforto ambiental de sua casa de campo, é importante também cuidar das paredes. Para paredes finas que deixem passar muito o frio ou o calor, é possível aplicar uma camada de textura, papel de parede grosso ou mesmo um tecido estampado, que deixará o ambiente bonito e confortável.

Tons escuros e quentes, como vermelhos ou marrons; a instalação de painéis de madeira ou a aplicação de cortinas encorpadas — como o linho, o shantung ou a sarja — também faz muita diferença.

3. Use vidros e esquadrias para isolar a temperatura

Casas de campo tendem a ser mais frias e as janelas podem ser um dos grandes problemas. Se sua cada possuir pouca ventilação, o ar quente e o ar frio poderão não circular adequadamente.

Para acabar com esse problema, substituir as janelas atuais por modelos com vãos maiores pode ajudar nos dois casos. Caso opte por renovar os vidros, dê preferência pelos modelos duplos, com esquadrias também duplas.

Outra opção para ajudar o calor do ambiente a não se dispersar é aplicar vidros de baixa emissividade ou low-e. Esses modelos recebem uma camada fina de metal, dificultando a passagem da temperatura entre um ambiente e outro.

4. Aposte em tecidos que ajudem a aquecer o local

Para garantir ainda mais o conforto ambiental de sua casa, não podemos deixar de fora a decoração. Especialmente para aqueles que não querem ter o trabalho de enfrentar uma reforma, pode-se usar mantas, almofadas e xales na decoração, aumentando o conforto e o calor do ambiente.

A regra também é aplicada aos estofados, que devem ser forrados com tecidos que aqueçam, como o suede, a camurça ou veludo.

5. Invista em aquecedores solares

Por fim, para quem quer apostar em boas soluções de conforto ambiental para sua casa de campo, nada melhor como investir em aquecedores solares. Essa opção vai garantir tanto a economia de recursos naturais, como a economia no valor da energia.

Há diversas opções para sistemas que possam ser aplicados, dependendo do tamanho da casa e da capacidade de água a ser armazenada nos reservatórios. Busque e aposte em empresas sérias que possam ofertar a melhor opção para você e sua família.

Esperamos que tenha gostado do post de hoje e que essas dicas possam ajudá-lo a criar as melhores opções de conforto ambiental para sua casa de campo.

Quer ficar sempre por dentro de todas as novidades do nosso canal? Curta nossa página no facebook e receba os melhores conteúdos em primeira mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *