Aquecimento solar: saiba quanto você pode economizar com ele!

Já imaginou uma fonte de energia inesgotável? E se essa fonte fosse gratuita? Pois é, o Sol é exatamente isso. Basta ter um bom sistema de aquecimento solar para sua casa ou até mesmo seu estabelecimento comercial para aproveitá-la.

Neste post, saiba como o aquecimento solar funciona e o quanto você pode economizar com ele:

Como funciona?

O aquecimento solar nada mais é do que a utilização dos raios solares para esquentar a água que será utilizada em sua casa. A captação desses raios é feita através de placas, chamadas de coletores solares.

Dentro dos coletores solares, existe uma serpentina de cobre, onde a água circula e ganha calor durante a incidência do sol. Essa estrutura é coberta com uma camada de vidro que gera um efeito de caixa de ar ou efeito estufa.

Geralmente, para uma residência unifamiliar, o sistema deve contar com dois ou mais desses coletores para serem compatíveis com a demanda. Depois desse processo de ganho de calor, a água é encaminhada para um reservatório térmico chamado boiler, normalmente fabricado em aço e coberto com uma camada de isolante térmico.

Esse equipamento é o de custo mais elevado de toda a instalação. Dentro dele, existe um sistema de aquecimento auxiliar que utiliza energia elétrica para sequências elevadas de dias sem incidência de sol. Após aquecida e armazenada, é só ligar o chuveiro para ter água quente para o seu banho.

Economia de verdade

Para residências, a grande demanda dessa água aquecida é para os chuveiros elétricos, que dependendo dos hábitos de consumo da família, podem consumir até 40% da energia elétrica no horário de pico. Com o uso do aquecimento solar, este número será o equivalente à economia gerada.

Powered by Rock Convert

Segundo simulações de empresas fabricantes desses sistemas, uma residência familiar com cinco moradores consome em média 3.200 kWh por ano e, após a instalação do sistema de aquecimento solar de água, esse número pode cair em até 850 kWh — o que geraria uma economia de cerca de R$ 500,00 em um ano, considerando o custo de R$ 0,58 por kWh. Para fazer as contas deste valor atualizado, basta buscar o valor do kWh na sua conta de energia elétrica e multiplicar por 850 (lembrando que isso é uma média, mas cada residência tem um consumo diferente).

Meio ambiente

Como dito anteriormente, com o crescimento da utilização dessa energia, o consumo de energia elétrica é reduzido cada vez mais. Se considerarmos que esse método não agride a natureza de nenhuma maneira e é denominado por cientistas como energia limpa, estaríamos trocando o uso da energia elétrica — que dependendo de sua fonte, pode causar danos a natureza —, por uma outra energia que não prejudica em nada.

Considerando que esse número corresponde a até 40% do consumo residencial, o impacto positivo seria interessante para o país.

Aplicações

Esse sistema de aquecimento solar é mais utilizado em residências para aquecimento de água para chuveiros, porém podem ser usados também para levar água quente a todas as torneiras da casa.

A energia solar pode ser utilizada ainda para aquecimento de água de piscinas, em comércios e em processos industriais.

Segundo informações do próprio governo, o programa Minha Casa Minha Vida, conta com esse sistema em cerca de 224 mil residências em todo o território nacional.

Agora que você já conhece mais sobre o sistema de aquecimento solar, faça as contas, e saiba o quanto você pode economizar com ele. Pretende utilizar o sistema e ainda ficou alguma dúvida? Conte para nós nos comentários abaixo!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *