A questão ambiental é muito debatida e está presente nas preocupações de muita gente. Mas e no mundo dos negócios, será que também há essa atenção? Sim! É a chamada sustentabilidade empresarial.
Implementar ações e substituir práticas, levando em conta os ideais sustentáveis, ajuda uma empresa não somente a contribuir com o meio ambiente, mas até mesmo a atrair mais clientes, reduzir custos e fortalecer a marca.
Confira, neste post, tudo sobre o conceito de sustentabilidade empresarial, quais as principais medidas para adotar no seu negócio e, ainda, conheça alguns exemplos de empresas conhecidas por sua preocupação ambiental. Acompanhe!
Qual é a importância desse conceito?
A sustentabilidade empresarial se refere à reestruturação de processos e à implementação de práticas e projetos que visam a redução dos impactos na natureza em decorrência das atividades da companhia.
Dessa forma, há a adoção de uma nova cultura dentro do negócio, levando em conta a necessidade de adequar as ações e promover a manutenção dos recursos naturais, impulsionando um desenvolvimento econômico significativo.
Isso acontece porque algumas das principais práticas de uma cultura sustentável estão intimamente ligadas à redução de custos e a um maior engajamento dos próprios funcionários. A longo prazo, a marca também tem um fortalecimento diante do público, cada vez mais preocupado com questões como essa.
Quais são os pilares da sustentabilidade empresarial?
Para que seu negócio caminhe de acordo com os preceitos da sustentabilidade empresarial, deve-se manter em mente a busca por ações menos danosas ao meio ambiente nas dimensões econômica, social e ambiental. Dessa forma, vejamos algumas medidas interessantes.
Pilar econômico
Nesse pilar, cabe à empresa pensar em estratégias para impulsionar o desenvolvimento econômico do negócio, sem deixar de lado a preocupação com os recursos ambientais e humanos. Pode-se:
- buscar novas oportunidades;
- reduzir custos desnecessários;
- redefinir metas e objetivos da organização, levando em conta a sustentabilidade;
- ter uma boa gestão de lucros etc.
Pilar social
Além de pensar no meio ambiente natural e econômico, a sustentabilidade empresarial está ligada ao aspecto social do negócio. Por isso, é fundamental:
- proporcionar boas condições de trabalho;
- promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores;
- estar de acordo com a legislação trabalhista;
- respeitar a diversidade cultural;
- pensar no desenvolvimento coletivo da organização etc.
Pilar ambiental
Relacionado à natureza, esse pilar se refere à preservação da biodiversidade e dos recursos naturais. A empresa deve:
- reduzir o consumo de energia;
- reaproveitar resíduos e reciclar materiais;
- reduzir o número de impressões;
- usar os recursos naturais conscientemente;
- fazer descarte correto de resíduos, incluindo a coleta seletiva de lixo;
- investir em energia solar etc.
Quais são os maiores exemplos de empresas sustentáveis?
Essas práticas garantem que a empresa tenha uma vantagem competitiva frente à concorrência, já que permitem uma maior visibilidade do negócio e geram atração de novos públicos. Para você ter uma ideia, grandes marcas são mundialmente conhecidas por sua preocupação ambiental, como:
- a Unilever, que usa insumos somente de fontes certificadas;
- a Philips, que investe na fabricação de lâmpadas ecológicas;
- o HSBC, que tem um programa para colaboradores interessados em sustentabilidade (o Climate Partnership);
- a Natura, que tem um dos mais eficientes programas de redução de emissão de carbono;
- a Dassault Systèmes, que desenvolve tecnologias digitais para adoção de energias alternativas;
- a Cemig, que aposta em fontes limpas para a geração de energia elétrica.
Esses são só alguns exemplos de organizações que adotaram uma cultura de sustentabilidade empresarial, mas muitos outros comércios e indústrias, de pequeno e grande porte estão aderindo a ideia.
Como você pode ver, esse é um assunto que, cada vez mais, ocasiona uma diferenciação do negócio em meio à concorrência. Por isso, investir em práticas sustentáveis só traz vantagens ao meio ambiente e à sua empresa!
Se gostou do post, que tal conhecer algumas construções sustentáveis incríveis da engenharia?