3 atividades sustentáveis para se fazer em casa

Powered by Rock Convert

Aplicar atitudes sustentáveis em uma residência é mais simples do que parece, basta pensar se os recursos naturais utilizados serão preservados e se poderão também ser utilizados pelas próxima gerações. Algumas delas podem, inclusive, melhorar a qualidade de vida e gerar economia para a família!

Sustentabilidade é utilizar os recursos ambientais da melhor forma possível, reduzindo o impacto do desperdício e reaproveitando os materiais sempre que possível. As atividades sustentáveis podem ser pequenas adequações à nossa rotina.

Dentro do seu próprio lar, você pode adotar várias atitudes que resultarão em grandes ganhos ambientais. Quer saber por onde começar? Confira aqui três atividades sustentáveis para realizar em sua casa!

1. Tenha um aquecedor solar

Em boa parte das residências brasileiras, o aquecimento da água ainda é feito utilizando energia elétrica ou aquecedores a gás. No entanto, o aquecimento solar é uma alternativa com vantagem competitiva, pois associa economia a ganhos ambientais.

O número de famílias que aderiu ao uso de aquecedores solares aumentou, pois hoje os equipamentos são mais acessíveis. Estima-se que mais de 200 mil casas já utilizam o sistema no Brasil. A economia proporcionada pela escolha faz com que o investimento tenha rápido retorno.

O sol é uma fonte de energia limpa, renovável e à disposição em abundância. Quando falamos especificamente do Brasil, nosso país tem grande extensão territorial e boa insolação durante o ano, o que torna o aquecimento solar uma ótima alternativa para economizar na conta de luz e realizar uma atitude sustentável.

2. Cultive uma horta orgânica

Ter legumes e verduras sempre fresquinhos e livres de agrotóxicos é uma boa ideia para sua família, não é? A proposta de uma horta em casa, além de sustentável, proporciona maior qualidade de vida para os consumidores.

Engana-se quem pensa que ter uma horta só é possível para quem mora em casa e tem um grande terreno disponível. É possível cultivá-la mesmo em pequenos espaços. Por exemplo, você já pensou em aproveitar aquela área na sua sacada?

Utilize vasos e aproveite os espaços dos canteiros para cultivar legumes e folhas. Eles podem, inclusive, fazer parte da decoração do ambiente. Associe a agradável estética das plantas aos benefícios de consumir produtos orgânicos.

Outra dica legal é aproveitar os resíduos orgânicos e utilizá-los como adubo. As plantas crescerão mais fortes e você reduzirá o impacto do lixo gerado.

3. Pratique a reciclagem

Separe o lixo orgânico do lixo reciclável. A medida pode considerar o uso de duas lixeiras distintas, é fácil, e acredite, o impacto de uma atitude tão simples é grandioso!

Reserve os resíduos recicláveis para a coleta seletiva, o município recolherá e destinará adequadamente os produtos. Estima-se que aproximadamente 50% dos resíduos gerados podem ser reciclados. Numa segunda etapa, a separação de metais, papéis e plásticos ajudará ainda mais no processo de reaproveitamento.

A reciclagem pode começar desde a hora da compra. Que tal substituir as inúmeras sacolas plásticas por ecobags? Lembre-se também de destinar adequadamente os resíduos eletrônicos, como pilhas e baterias. Tais itens devem ser encaminhados aos pontos de coleta específicos para evitar contaminações ambientais.

Adotar uma rotina mais sustentável representa ganhos em qualidade de vida para você, sua família e para as gerações futuras. Portanto, veja quais medidas você pode adotar para incluir atividades sustentáveis em sua casa.

Gostou do nosso artigo? Quer conhecer mais sobre aquecimento solar? Siga nossas redes sociais, estamos no Facebook e no Linkedin!

2 thoughts to “3 atividades sustentáveis para se fazer em casa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *