Energias alternativas: quais as vantagens do uso delas?

Powered by Rock Convert

A energia é essencial em nossas vidas. Porém, há um grande problema relacionado a essa necessidade. Grande parte da geração de energia mundial está baseada na utilização de recursos não-renováveis (petróleo, gás natural e carvão, principalmente). E o que isso significa? Como o próprio nome já diz, eles não se renovam e, um dia, se esgotarão. Além disso, a exploração e queima desses recursos agride tremendamente o meio ambiente.

Por isso, a cada dia que passa, mais pessoas, governos e empresas têm voltado sua atenção às energias alternativas. Elas são a única forma viável capazes de manter o abastecimento energético da Terra sem o risco de colapsar o sistema e a natureza.

Quer saber sobre as energias alternativas e suas vantagens? Continue lendo o post de hoje e confira!

O que são energias alternativas?

São fontes naturais de geração de energia que podem ser utilizadas como alternativas ao uso das fontes tradicionais. A grande maioria das energias alternativas é proveniente de fontes renováveis, ou seja, que não se acabarão nunca. Essa característica, além de ser uma segurança para o abastecimento das gerações futuras, reduz imensamente os impactos ao meio ambiente. Confira abaixo os principais tipos de energias alternativas:

  • Eólica: gerada a partir da força dos ventos;
  • Solar: gerada a partir dos raios solares;
  • Geotérmica: gerada a partir do calor proveniente do núcleo da Terra;
  • Mare motriz (dos mares): gerada a partir da força das ondas;
  • Biomassa: obtida a partir da matéria orgânica de origem vegetal (cana-de-açúcar, por exemplo);
  • Nuclear: gerada por meio da fissão nuclear do átomo de urânio enriquecido;
  • Biogás: gerada a partir dos gases emitidos pela decomposição de resíduos orgânicos.

Quais as vantagens das energias alternativas?

Além do fato já citado, de as energias alternativas serem provenientes de fontes renováveis, o que garante sua utilização teoricamente infinita, grande parte dos recursos alternativos não polui o meio ambiente.

As energias renováveis também são uma maneira super eficiente e ecológica de nos tornarmos independentes da energia proveniente das fontes não-renováveis. E isso tanto em relação a de governos e cidades quanto a indivíduos e famílias que adotam os sistemas em suas casas.

A longo prazo, isso significa uma contribuição efetiva para a sustentabilidade do planeta e uma economia financeira considerável. Isso porque, apesar de um custo de instalação relativamente alto, a economia na conta de energia é tanta que o investimento se paga em pouquíssimo tempo.

Qual a melhor opção de energia alternativa para se ter em casa?

Sem dúvida, a energia solar. Os outros tipos de energias alternativas, apesar de também eficientes, não foram projetados para serem instalados em residências e demandam maquinários e equipamentos incompatíveis com espaços urbanos.

A geração de energia solar se baseia na utilização da radiação solar (inesgotável e infinita), que é captada  e convertida em calor, utilizado para aquecer a água, ou então em energia elétrica (por meio de painéis fotovoltaicos). Dependendo do dia e da região do país, é possível que a energia gerada supere a demanda da residência. O excedente gerado é, então, compartilhado com a rede pública, o que gera créditos junto à companhia. Isso pode, até mesmo, zerar a conta de energia elétrica!

Gostou desse conteúdo? Ainda restou alguma dúvida sobre energias alternativas ou gostaria de compartilhar alguma opinião sobre o assunto? Comente aqui e conte pra gente!

4 thoughts to “Energias alternativas: quais as vantagens do uso delas?”

  1. Eu gostaria muito de fazer um curso que me capacite na montagem na manutenção desse sistema , pra minha casa e é claro pra minha cidade , que embora pequena tem muito pra crescer . Como faço ? É outra questão caso apena queria instalar em casa ! Como são só preços e formas de pagamento ?

    1. Olá Bruno.

      A Kisol está desenvolvendo um treinamento completo sobre sistemas de aquecimento solar.
      Enquanto isso, você pode ler alguns textos técnicos no nosso site:
      http://www.kisol.com.br/instalacao-aquecedor-solar
      http://www.kisol.com.br/materiais

      Solicite um orçamento no nosso site que o nosso departamento comercial entrará em contato e te passará os preços e formas de pagamento.
      http://www.kisol.com.br/orcamento

      Abraços,
      Marcelo Madeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *