Marcas de aquecedor solar: como escolher a ideal?

Existem várias marcas de aquecedor solar no mercado. No entanto, para garantir que seus clientes fiquem satisfeitos com o produto comprado em sua revenda, é fundamental trabalhar com equipamentos de qualidade reconhecida, que garantam o melhor desempenho do sistema e ofereçam um bom serviço de manutenção e pós-venda.

É importante lembrar que o sucesso do seu negócio vai muito além da revenda de equipamentos. É preciso também garantir que o sistema seja corretamente dimensionado e que, na eventualidade de qualquer problema, a assistência técnica seja acessível e resolva prontamente a falha. Por isso, é importante escolher produtos de marcas sólidas e com experiência no setor de aquecimento solar.

Quer entender como identificar as melhores marcas, para oferecer aos seus clientes aquecedores com um bom custo-benefício? Acompanhe nosso post!

Como avaliar a qualidade dos equipamentos para aquecimento solar?

Em primeiro lugar, é preciso compreender o funcionamento do aquecedor solar. O sistema é composto basicamente por dois equipamentos:

  • painéis coletores, que são placas com tubulações internas, pelas quais ocorre a circulação da água ou de outros fluidos que precisam ser aquecidos. Esses coletores absorvem a luz solar e transferem o calor para o líquido que está na tubulação;
  • reservatório térmico, também chamado de boiler, que armazena a água aquecida e mantém a sua temperatura. 

Além desses dois equipamentos, dependendo da instalação, pode ser necessário o uso de alguns outros dispositivos, como um sistema para o bombeamento da água. A necessidade disso deve ser analisada na etapa de projeto, de acordo com as características do imóvel.

Normalmente, os sistemas utilizam a circulação natural, que ocorre em função das diferenças de densidade entre a água quente e a fria. Nesse caso, é necessário apenas a instalação termossifão.

Quando existe desnível entre a caixa de água fria e o reservatório térmico, ou dependendo de características específicas, o bombeamento da água pode ser necessário.

Assim, cada projeto demanda equipamentos e acessórios distintos. A quantidade de insolação local, o tipo de instalação e o volume diário necessário de água aquecida são determinantes para a definição da quantidade de placas coletoras, bem como para o dimensionamento do reservatório térmico. 

Vale destacar que todos os produtos que sua revenda comercializar, independentemente do perfil do projeto do cliente, precisam ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Desde 2016, obrigatoriamente, todos os equipamentos de aquecimento solar devem ter o selo do órgão.

A certificação garante que todos os produtos são fabricados de acordo com as normas vigentes no país e estão em conformidade com todas as regras. No entanto, é importante conferir também as boas práticas adotadas pelo fornecedor. Afinal, se houver alguma falha ou pane, como a revenda poderá resolver sem o apoio do fabricante?

No caso de equipamentos importados, essa regra é ainda mais importante. Muitos produtos para geração de energia térmica não são fabricados no Brasil. Assim, ao fornecê-los para seus clientes, é importante se certificar das garantias e opções de assistência técnica oferecidas pelo importador.

Embora o preço competitivo seja um diferencial de mercado importante, de nada adianta oferecer boas condições de compra aos seus clientes se não há garantias pós-venda. Então, certifique-se de somente revender produtos de fabricantes que, além da qualidade, ofereçam um bom suporte aos clientes. 

Powered by Rock Convert

Em qualquer negócio, falhas podem ocorrer, mas o diferencial das empresas bem sucedidas é a maneira como lidam com as adversidades e a agilidade para a resolução de problemas. Assim, além da qualidade técnica dos projetos, contar com o apoio de uma empresa sólida e reconhecida no mercado é uma segurança extra para o revendedor. 

Como escolher as melhores marcas de aquecedor solar?

Como mencionamos, a certificação do Inmetro e a solidez da empresa são fundamentais. Mas, além disso, quais são os diferenciais que a revenda deve buscar para selecionar os melhores fornecedores? Fique de olho nas nossas dicas para garantir a satisfação de seus clientes!

Conheça os riscos de apostar em uma marca inferior

Por mais que o projeto de sua empresa tenha excelência técnica e seja bem elaborado, existem diversos riscos associados à escolha de uma marca com menor qualidade. Dificuldades na necessidade de substituição ou manutenção, desempenho inferior ao projetado e questões relacionadas à eficiência dos produtos são os principais problemas.

Para a revenda, que comercializa e instala os equipamentos, trabalhar com produtos aparentemente mais econômicos, mas que trazem mais problemas aos clientes, não é um bom negócio. Afinal, mesmo que sejam solucionados rapidamente, sempre haverá riscos que encarecem a operação. 

Além disso, clientes insatisfeitos com o sistema podem fazer propaganda negativa não apenas com o nome de sua revenda, mas também com a tecnologia.

Saiba escolher coletores solares de qualidade

É importante conferir se o produto tem a certificação do Inmetro, que garante que sua fabricação atende a todas as normas do setor. Além disso, as placas devem ser produzidas em material resistente e com boa vedação. Em locais sujeitos a temperaturas mais baixas e geadas, o uso de um sistema anticongelante é fundamental.

Escolha um reservatório térmico ideal

Para garantir que a água permaneça aquecida, além do dimensionamento adequado do projeto, o boiler deve contar com isolamento térmico e ser fabricado em material de boa qualidade, inclusive no tanque interno, onde devem ser observadas as características necessárias para evitar a corrosão. 

Dependendo do projeto, pode haver um sistema elétrico auxiliar, composto por termostato e resistência elétrica, que deve ser acionado em dias com menor incidência solar. 

Entenda o que é preciso considerar ao escolher o fornecedor

Além da certificação dos equipamentos, sempre é fundamental optar por empresas com solidez e experiência no mercado nacional. Marcas reconhecidas tendem a priorizar a excelência no atendimento e a qualidade na fabricação, além de investirem em melhorias contínuas.

Procure escolher fornecedores que tenham como valores priorizar as pessoas, o trabalho em equipe e os resultados não apenas para um cliente em específico, mas para toda a comunidade. Afinal, o investimento em energias alternativas é uma maneira de reduzir a poluição, preservar o meio ambiente e promover práticas sustentáveis.

A Kisoltec é uma empresa sólida e preparada para atender às mais diversas necessidades dos clientes que buscam soluções sustentáveis para reduzir suas tarifas de energia elétrica. Com grande experiência no setor e equipamentos certificados pelos órgãos reguladores e de controle de qualidade, a empresa é uma das mais confiáveis marcas de aquecedor solar. 

Se você atua nesse setor, vale a pena conhecer as vantagens de trabalhar com uma marca nacional, reconhecida no mercado e com grande solidez! Entre em contato conosco para conhecer melhor nossa linha de produtos, nossa qualidade e atendimento!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *