5 mitos e verdades sobre o aquecimento solar

Sistemas de aquecimento solar estão cada vez mais presentes em casas e prédios. Trata-se de um método de aquecimento de água eficiente e que dispensa, ou diminui drasticamente, o uso de energia elétrica. Por este motivo, é um investimento positivo.

Com pouco tempo de utilização, todo o valor gasto para instalação e adaptação será economizado na conta de energia. Com este crescimento dentro do mercado, muitos mitos surgiram a respeito do assunto. Continue lendo este post e saiba um pouco mais sobre os mitos e as verdades sobre o aquecimento solar.

A instalação do sistema é muito cara

Mito. A instalação do aquecedor solar é uma instalação muito técnica, que depende de um bom treinamento e preparo do instalador. O bom funcionamento do sistema depende disso.

Se você considerar a instalação de um aquecedor solar como um investimento e não como uma despesa, verá que o custo vale a pena. O investimento terá um retorno muito rápido e, mesmo após o retorno, a economia continuará sendo feita.

Se você for morar no mesmo lugar, por exemplo, pelos próximos dez anos, esta economia será muito maior do que a imaginada.

A instalação do sistema deve ser feita obrigatoriamente durante as obras

Mito. Qualquer residência ou até mesmo estabelecimento comercial pode ser adaptado para receber as instalações do sistema de aquecimento solar.

As empresas que executam a instalação, na maioria dos casos, já elaboram um projeto específico para sua casa, independentemente se está em obras ou não.

Powered by Rock Convert

Em imóveis já prontos, apesar de muitos aproveitarem a instalação para dar uma repaginada no banheiro, isso não se faz necessário se utilizados os misturadores externos, que evitam a quebra de paredes para instalação de tubulação de água quente.

O aquecimento solar não funciona no inverno ou em dias nublados

Mito. O sistema de aquecimento solar deve ser projetado por uma empresa especializada e, se bem dimensionado, poucas horas de sol podem ser suficientes para manter o sistema com a água aquecida. Mesmo não estando calor, a incidência dos raios solares nas placas é o que importa. Portanto, não precisa ficar preocupado durante o inverno, pois você terá água aquecida.

Por outro lado, se houver uma sequência grande de dias nublados, o sistema pode, sim, ser afetado e não conseguir atingir a temperatura desejada. Por este motivo, os sistemas de aquecimento solar contam com um sistema auxiliar de aquecimento, para que mantenham essa temperatura o mais perto do ideal em casos como este. O sistema auxiliar só será ativado quando necessário.

A água será quente no período da noite

Verdade. Todos os sistemas de aquecimento solar de água possuem um reservatório térmico que tem a capacidade de manter a água aquecida por um determinado tempo. A água é aquecida nas placas e, posteriormente, levada a esse reservatório, que possui capacidade suficiente para atender à demanda da residência durante a noite. Portanto, não se preocupe, o banho quente da noite está garantido.

O aquecimento solar só funciona para os chuveiros

Mito. O aquecimento solar serve para os chuveiros e são mais utilizados para eles, porém, trata-se de uma ótima saída para aquecer uma piscina, por exemplo, que possui um volume de água muito grande (neste caso são usados coletores específicos para piscina). Outra opção também viável é usar o sistema para aquecimento de água para torneiras de pias, tanto de banheiros quanto de cozinhas, e trazer um maior conforto em dias mais frios.

Coloque tudo na ponta do lápis e faça as contas: é um investimento que trará muitas vantagens, principalmente econômicas. Vale lembrar que é preciso ficar sempre atento à qualidade das empresas especializadas, bem como dos materiais utilizados por elas. O INMETRO regulamenta todos esses equipamentos.

Gostou do nosso post? Está determinado a instalar um sistema de aquecimento solar em sua casa? Comente!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *