Por que utilizar a energia solar para ar condicionado?

Nos últimos anos, o ar-condicionado deixou de ser um artigo de luxo mais voltado para ambientes comerciais e começou a ter uma busca crescente para uso doméstico, principalmente em regiões com clima quente. Porém, uma grande parcela da população apresenta receio em relação a ele, por uma questão simples: eletricidade. Portanto, é preciso buscar soluções alternativas, como a energia solar para ar-condicionado.

Esse assunto gera diversas dúvidas e, para respondê-las, fizemos este post. Nele, você encontrará informações sobre o real gasto de energia elétrica ocasionado por esse aparelho e como a união do ar-condicionado com painéis fotovoltaicos pode ser vantajosa para você. Então, para saber tudo sobre o assunto, é só acompanhar nosso artigo até o fim.

O ar-condicionado realmente aumenta a conta de luz?

Sim, o ar-condicionado, de fato, aumenta a conta de luz. Isso acontece porque ele realiza um processo similar ao de uma geladeira, porém com um consumo similar ao de chuveiros. Além disso, enquanto banhos duram em média 10 minutos, o ar-condicionado pode ficar ligado por horas. 
Todos esses fatores resultam num aumento de gasto energético, que pode fazer grande diferença no seu orçamento mensal. Mas existem métodos para minimizar esse efeito, como o uso de energia proveniente do sol.

A energia solar realmente traz economia para a residência?

Sim, a longo prazo, a energia solar traz economia. Mas é preciso entender o funcionamento dessa fonte renovável e saber que ela não substitui totalmente a energia elétrica. Esse fato não é algo negativo, afinal, por contar também com a eletricidade, a utilização dos aparelhos que se beneficiem desse tipo de energia não é comprometida em dias nublados.

Para que se possa captar energia dos raios do sol, são instalados painéis na cobertura da casa. Ela é, então, transmitida e convertida em eletricidade, que substitui parte da energia elétrica. Ou seja, ela trabalha em conjunto, para reduzir o gasto elétrico sem comprometer a funcionalidade e o conforto dos ambientes. 

É possível usar a energia solar para ar-condicionado?

Sim, mas é preciso atenção Se você deseja que o seu ar-condicionado seja movido somente à energia fotovoltaica, você necessitaria de muitos painéis, totalmente voltados para o ar-condicionado, o que geraria um alto custo inicial com retorno muito prolongado.

Para minimizar esse gasto e gerar economia mais rapidamente, escolha a dedo o modelo do seu ar-condicionado, dando preferência para aqueles que necessitem de menos energia. Assim, você conseguirá diminuir a quantidade de placas a serem instaladas, o que tornará o investimento mais acessível.

Com a crescente busca por economia e divulgação de conceitos ligados à sustentabilidade, o mercado de fontes alternativas vem se consolidando. Portanto, oferecer equipamentos e soluções ligados a essas ideias, como energia solar para ar-condicionado, é uma forma mais eficiente de expandir sua clientela e seu lucro, tornando-se referência no mercado.

Nosso post sobre energia solar para ar-condicionado foi útil para você, oferecendo informações relevantes e interessantes? Gostaria de ter acesso a mais conteúdos assim? Então assine agora mesmo nossa newsletter e receba nossas novidades em primeira mão, diretamente no seu e-mail!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *