Conheça a diferença entre o módulo fotovoltaico e o aquecedor solar

O Brasil se situa em uma zona tropical do planeta Terra e recebe uma grande incidência de luz solar. Esse fato pode, e deve, ser usado em benefício de todos! Mas como fazer isto? Através dos painéis solares! Eles convertem a luz proveniente do sol em energia elétrica e térmica, através de módulos fotovoltaicos e aquecedores solares, respectivamente.

O módulo fotovoltaico utiliza a radiação solar para a produção de energia elétrica. Já o aquecedor solar esquenta a água através da energia do sol. Ambos são muito úteis, mas são inúmeras as diferenças entre o módulo fotovoltaico e o aquecedor solar! Conheça algumas delas e saiba qual a melhor opção para você!

Aquecedor solar

Como já dissemos anteriormente, ele aquece a água através da radiação solar. A tecnologia usada nesse sistema é simples: a radiação solar incide sobre os coletores solares que esquentam a água. Uma vez aquecida, a água fica armazenada em um reservatório térmico para ser utilizada em chuveiros e torneiras.

O aquecedor solar deve ser instalado onde a incidência da radiação do sol seja a melhor possível, de modo a ter máxima eficiência. O grande benefício do aquecedor solar é o conforto que ele proporciona, porque possibilita o uso de água quente em vários pontos da casa, como torneiras da cozinha, da lavanderia, do banheiro, etc, além de proporcionar um banho na temperatura desejada, sem gastar energia elétrica.

O preço do aquecedor solar varia de acordo com o tamanho do reservatório e do tipo de tecnologia empregada no procedimento para aquecer a água. Porém, normalmente eles custam de R$ 2.000,00 a R$ 6.000,00 — um ótimo custo benefício, visto a economia de energia que eles trazem: cerca de 35% na conta de luz e o conforto que proporcionam!

Módulo fotovoltaico

Neste tipo de equipamento, a energia proveniente do sol é transformada em eletricidade através do uso de módulos fotovoltaicos. O módulo fotovoltaico é feito de duas camadas: uma de silício com boro e outra de silício com fósforo. A interação entre elas faz com que a corrente elétrica seja gerada e garanta o isolamento elétrico. A camada de silício, mais fina, é carregada negativamente, e quando atingida pela luz solar transfere os seus elétrons para a camada mais grossa, que é carregada positivamente.

O módulo fotovoltaico pode estar ligado à baterias, onde fica armazenada a energia gerada (sistema off-grid) ou ligado diretamente na rede de distribuição da compania elétrica (sistema on-grid). A energia elétrica produzida pode ser usada para o funcionamento de diversos aparelhos eletrônicos, como televisão, geladeira, computador, entre outros.

A produção de energia elétrica está associada a quantidade de módulos fotovoltaicos instalados — quanto mais módulos, mais energia será gerada. Mas não é tão fácil assim como parece! Estes módulos normalmente são instalados sobre os telhados das residências, por este motivo, é preciso ter uma boa área de telhado recebendo a radiação solar. De nada adianta instalar o equipamento em uma área que é sombreada! Além disso, o custo de um sistema de geração baseado em módulos fotovoltaicos está muito acima de um sistema  de aquecimento solar de água.

Conseguiu notar as diferenças entre o aquecedor solar e o módulo fotovoltaico?  É importante conhecer quais as suas necessidades no momento de escolher seu equipamento, seja ele para transformar a luz solar em energia elétrica ou térmica. Além disso, o capital disponível para adquirir o dispositivo e qual será a sua economia na conta de energia são fatores que devem ser levados em consideração!

O ideal mesmo é utilizar os dois equipamentos, em conjunto, fazendo com que sua casa seja muito mais sustentável!

Conhece mais alguma diferença entre esses equipamentos que não colocamos aqui? Instalou algum dos dois e quer nos contar como está sendo a experiência? Participe comentando!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

One thought to “Conheça a diferença entre o módulo fotovoltaico e o aquecedor solar”

  1. A falta de conhecimento e informação, muitos deixa de explorar e aproveitar estes recurso através deste sistema, que só traz beneficio para o sistema energético e mio ambiente. Estou preparando para uma instalação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *