Confira 5 exemplos de empresas que utilizam energia renovável

Powered by Rock Convert

A preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento tecnológico dos sistemas de energia limpa estão gerando mudanças na matriz energética mundial. Os combustíveis fósseis e poluentes como petróleo, carvão e derivados vêm sendo substituídos por fontes limpas de energia. Grandes empresas que utilizam energia renovável já constataram os benefícios ambientais e financeiros dessa escolha.

As fontes renováveis de energia são inesgotáveis e aproveitam recursos naturais. Por exemplo, a energia solar pode ser utilizada tanto para o aquecimento de água, quanto para geração de energia. Adotar sistemas que diminuem o impacto ambiental da atividade humana é prioridade para muitas companhias.

Confira aqui cinco empresas que utilizam energia renovável.

1. Facebook

No ano de 2015, a empresa estabeleceu a meta de utilizar apenas fontes renováveis de energia até o ano de 2020. A política institucional tem como objetivo adquirir energia dos pequenos produtores. Dessa forma, a empresa incentiva o desenvolvimento econômico do segmento nas regiões em que atua. Hoje a companhia compra mais de 3 Gigawatts por ano que são de origem solar ou eólica.

2. FedEx

A companhia de transporte e frete já reduziu o consumo de energia tradicional e substituiu a frota por veículos menos poluentes. Na unidade da empresa em Colônia, nos EUA, encontra-se a maior instalação de placas de energia solar em um telhado do mundo. As placas solares ocupam a área de 16.000 m² e geram 80.000 quilowatts por hora.

Os parâmetros defendidos pela FedEx Earth Smart baseiam-se em conceitos de sustentabilidade como: uso de frota menos poluente, uso de fontes renováveis de energia, uso de embalagens menos poluentes e adoção de medidas que reduzem a poluição e o ruído.

3. General Motors

A GM iniciou o programa de uso de energias renováveis em 2014. A partir do final do ano de 2018 todas as unidades de Ohio e Indiana passaram a ter como fonte exclusiva de energia os aerogeradores. O objetivo da companhia é gerar 100% da energia de fontes renováveis até o ano 2050.

Além da adoção de fontes renováveis, a instituição está investindo em veículos elétricos e com sistema produtivo mais eficiente. O uso de fontes renováveis de energia associa os benefícios ambientais a uma economia de 5 milhões por ano para empresa.

4. Google

A organização já aplicou mais de 780 milhões de dólares em fontes renováveis de energia. Em setembro de 2018, a Google disponibilizou 75 milhões de dólares para financiamento de painéis fotovoltaicos. A linha de crédito é destinada a consumidores residenciais. Outro investimento sustentável preconizado pela Google é a construção de edifícios verdes, que são edificações com maior eficiência energética e menor impacto ambiental.

5. Apple

Desde abril de 2018, a energia utilizada na operação dos escritórios, lojas e data centers da Apple é totalmente oriunda de fontes renováveis. Além da aplicação nas sedes da empresa, a Apple desenvolve projetos voltados para uso de energias renováveis pelas comunidades locais. Hoje são mais de vinte e cinco projetos desenvolvidos pela empresa. Dos 626 megawatts produzidos e utilizados anualmente pela empresa, 286 são de origem solar fotovoltaica.

A redução de custos, o aumento da eficiência dos sistemas, a possibilidade de gerar a própria energia e os benefícios ambientais são algumas das vantagens constatadas pelas empresas que utilizam energia renovável. A tendência é o crescimento da matriz renovável. Avalie a viabilidade da implantação de sistemas de energia renovável em sua casa ou empresa. Cuidar do planeta deve ser uma preocupação de todos!

Gostou de saber mais sobre as empresas que utilizam energia renovável? Compartilhe nossa publicação nas redes sociais e confira a opinião dos seus amigos!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *