O boiler solar é o reservatório térmico de água quente do aquecedor solar, sua função é armazenar a água aquecida pelos coletores através da energia solar. O sistema ainda conta com uma resistência elétrica para aquecer a água durante longos períodos nublados ou chuvosos.
Os sistemas de aquecimento solar de água são uma grande tendência e trazem muitos benefícios para o consumidor. Um de seus itens essenciais é o boiler solar, que se trata de um reservatório térmico. Seu principal objetivo é de conservar o líquido aquecido para ser utilizado posteriormente, sem a necessidade de uso da energia elétrica para o procedimento.
É por causa dos boilers que o aquecedor solar é uma boa solução até mesmo nos dias nublados ou no período noturno. Por isso, você precisa escolher um item de qualidade! Neste post, trataremos das principais informações sobre o assunto: materiais de fabricação, funcionamento e vantagens. Acompanhe e tire suas dúvidas!
O que é exatamente um boiler solar?
A palavra em inglês “boiler” significa exatamente “reservatório térmico”. Ou seja, quando falamos boiler solar, estamos tratando do local em que fica depositada a água aquecida pelos coletores solares. Basicamente, esse item funciona como uma espécie de caixa d’água térmica.
Boilers em diversos materiais
Para que cumpra a sua função de conservar a temperatura da água, o boiler solar precisa ser revestido com materiais que garantam o isolamento térmico, como o poliuretano. Além disso, um material resistente à umidade é relevante para a durabilidade do aquecedor solar, sendo normalmente o aço inox.
Desse modo, a água fica em contato com o aço inox, o isolamento térmico de poliuretano garante que o líquido se mantenha quente por mais tempo e, ainda, o acabamento em alumínio garante proteção e durabilidade. Com tantas camadas de proteção, a eficiência térmica do produto se mantém por anos!
Alguns fabricantes utilizam outros materiais na construção do boiler solar, como plástico, isopor e lã de vidro. Cada opção tem suas vantagens e desvantagens e isso deve ser levado em consideração na hora da compra. Mas, em geral, os itens com acabamento em alumínio são mais resistentes à exposição solar.
Aquecimento de água
Como você já sabe, o boiler é um dos componentes básicos do sistema de aquecimento solar. Funciona assim: os coletores solares são feitos de materiais que absorvem o calor da luz do sol que incide sobre as placas. Dentro dos coletores, as tubulações de cobre por onde a água passa maximizam o calor, tornando o líquido quente.
Em seguida, a água é transferida para o boiler, em que fica armazenada, com perda mínima de temperatura, até que os sistemas de circulação sejam ativados para o consumo. Durante a instalação do aquecedor, os técnicos estudam o melhor local para instalar as placas e o reservatório, de modo que a perda de calor no uso seja mínima.
Sistema de aquecimento auxiliar
Outro item básico no aquecedor é o sistema auxiliar. Basicamente, quando há pouca incidência de luz solar e os coletores não conseguem aquecer suficientemente a água, um sistema elétrico entra em ação para garantir a temperatura da água no reservatório térmico. O sistema auxiliar é composto por uma resistência elétrica e um termostato. Seu acionamento pode ser feito pelo consumidor ao ligar o disjuntor ou, ainda, é feito automaticamente sempre que a água do boiler solar ficar com uma temperatura abaixo do que foi configurado no termostato.
Alguns fabricantes oferecem modelos de boiler sem o suporte elétrico. Nesse caso, o consumidor deverá ter outra possibilidade para recorrer, como um chuveiro elétrico reserva. Mas vale lembrar que, com o sistema auxiliar dos boiler, as chances de que a casa fique sem água aquecida, mesmo nos dias nublados, é mínima.
Quais são as vantagens de ter um boiler de qualidade?
Você já sabe como funciona o boiler solar e o seu papel nos sistemas de aquecimento. Agora, confira quais são as vantagens de investir em um item de qualidade!
Conservação da temperatura
Em primeiro lugar, o boiler solar é essencial no sistema de aquecimento solar. Ou seja, sem um reservatório térmico, toda a água aquecida pelos coletores solares esfriaria rapidamente e você não teria água quente para tomar o seu banho à noite.
Para que haja menos perda de temperatura e o sistema auxiliar praticamente não precise ser acionado, o item tem que ser revestido dos materiais corretos. Em um país ensolarado, como o Brasil, um sistema de aquecimento solar tem tudo para ser altamente eficiente, desde que o boiler seja de qualidade.
Durabilidade
Do mesmo modo, um boiler solar adquirido de empresas especializadas garante mais durabilidade para todo o sistema de aquecimento solar. Com a manutenção orientada pelo fabricante, além de uma instalação correta, o aquecedor pode ter aproximadamente 20 anos de vida útil. Já o boiler pode durar ainda mais se for resistente à umidade e à temperatura elevada.
Conforto
Outra grande vantagem de contar com um bom reservatório térmico é ter a segurança de água sempre quente. E não só para o banho: o fornecimento de água nas torneiras da cozinha e da lavanderia também ocorre com a temperatura conservada.
Além disso, você poderá trocar o seu chuveiro elétrico por uma ducha — que apenas “espalha” a água, mas não a aquece, como o primeiro. O mais legal é que a ducha tem capacidade de borrifar a água com uma pressão maior, já que não precisa empenhar energia no aquecimento. Isso traz um conforto extra para o seu banho.
Existem outros tipos de boilers?
Sim, existem boilers elétricos ou a gás. O objetivo é o mesmo: conservar água quente. Nesses casos, porém, o sistema de aquecimento muda, sendo feito exclusivamente com eletricidade ou com a queima de gás encanado. Apesar de serem parecidos, o boiler solar se mostra mais vantajoso em termos de economia e sustentabilidade. No caso do boiler elétrico, o consumo excessivo de energia elétrica é o ponto negativo mais evidente.
Já nos sistemas de aquecimento a gás, embora já haja uma economia na fatura de energia do fim do mês em relação ao sistema elétrico, há o gasto com o gás. Além disso, o sistema precisa ser muito bem instalado e as manutenções precisam estar sempre em dia para manter a segurança.
Como vimos, escolher bem o seu boiler solar faz toda diferença. Por isso, cuide da qualidade nesse item essencial e não dispense o apoio profissional na melhor escolha. É possível otimizar ainda mais todas as vantagens que o aquecedor solar já traz — para o conforto e a economia do consumidor, mas também para o meio ambiente.
Você já tem um aquecedor solar? Quais são os maiores benefícios que você já notou na sua casa e no seu dia a dia? Deixe um comentário!
Por favor, gostaria de saber se em dias.de.muita insolação temperaturs excessivamente altas da água armazenada danificam o equipamento?
Obrigada.
Olá Noni! Os coletores solares possuem uma temperatura de estagnação, ou seja, uma vez que a água atingiu esta temperatura, ela não irá aumentar a ponto de danificar o equipamento. Outro ponto positivo é que os equipamentos são feitos de materiais que resistem à alta temperatura, como aço inox e cobre. O grande risco de se ter altas temperaturas no aquecedor solar, é quanto a rede de distribuição. Alguns materiais podem não resistir a temperaturas de 70 ou 80 graus.