Afinal, o que é boiler solar?

Ter um boiler solar é essencial para a eficiência do sistema de aquecimento solar e sem ele, dificilmente você terá uma grande economia no final do mês. O boiler solar se trata de um reservatório que tem o objetivo de conservar a água aquecida para ser usada posteriormente, sem necessidade de uso da energia elétrica para o procedimento.

É importante ressaltar que ter um equipamento de qualidade faz toda a diferença. Afinal, é ele quem vai manter a temperatura da água por mais tempo. O boiler solar tem se mostrado eficiente, garantindo diversas vantagens para quem apostou na aquisição de um produto como esse.

Ainda tem dúvidas sobre o que é o boiler solar e como ele pode favorecê-lo? Confira!

Afinal, o que é exatamente um boiler solar?

A palavra “boiler” quer dizer “reservatório térmico”. Ou seja, quando falamos boiler solar significa que é um reservatório que armazena a água que foi aquecida pelos coletores solares. Funciona como uma espécie de caixa d’água térmica.

O reservatório térmico precisa ser construído com material resistente, pois isso será relevante para a durabilidade do sistema de aquecimento solar. Os tipos mais comuns de reservatórios são construídos com aço inox, isolados termicamente com poliuretano e revestidos com alumínio. Á agua sempre fica em contato com o aço inox, o que garante uma maior durabilidade ao produto. O isolamento térmico de poliuretano garante que a água se mantenha quente por mais tempo e o revestimento de alumínio protege o isolamento térmico, garantindo assim que a eficiência térmica do produto se mantenha por anos!

Alguns fabricantes utilizam outros materiais na construção do boiler, como plástico, isopor e lã de vidro. Cada material tem suas vantagens e desvantagens e isto deve ser levado em consideração na hora da compra.

Os boilers possuem um sistema de aquecimento auxiliar elétrico. Este sistema é utilizado quando os coletores solares não conseguirem aquecer a água na temperatura desejada para consumo. O sistema auxiliar é composto por uma resistência elétrica e um termostato. Alguns fabricantes possuem modelos de boiler sem o suporte elétrico e neste caso, o usuário do sistema deverá utilizar um outro sistema de apoio, por exemplo, um chuveiro elétrico.

Reservatório térmico (boiler solar)

Quais as vantagens de ter um boiler solar?

O boiler solar ou reservatório térmico é um item essencial em um sistema de aquecimento solar. Os coletores solares captam a energia solar e convertem em calor, que é transferido para a água. O boiler é responsável por manter este água quente até que ela seja consumida a noite, ou seja, sem um reservatório térmico, toda a água aquecida pelos coletores solares “esfriaria” e você não teria água quente para tomar o seu banho a noite. 

Outra grande vantagem de um boiler solar é o sistema de aquecimento auxiliar. Com este sistema instalado, você poderá trocar o seu chuveiro elétrico por uma ducha, o que trará um conforto extra para o seu banho. Em dias frios e chuvosos, basta ligar o sistema de aquecimento auxiliar do reservatório que a água será aquecida na temperatura pré-determinada (configurada no termostato do sistema).

No mercado existem vários tipos e modelos de reservatórios térmicos. Quer conhecê-los e saber qual é o melhor para sua residência? Conheça o ebook como escolher o reservatório térmico do seu aquecedor solar!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"