Conheça os principais benefícios do aquecedor solar para hospitais

A questão energética preocupa os ambientalistas e está no centro das discussões sobre sustentabilidade. Além disso, em instituições de grande porte, a fatura de energia representa uma parte significativa das despesas mensais. Devido aos dois motivos, o aquecedor solar para hospitais e clínicas médicas é uma excelente solução.

O aquecimento de água costuma ser realizado a partir de sistemas elétricos ou a gás. O último, embora apresente uma eficiência energética bem maior que o primeiro, ainda é abastecido por uma fonte de energia paga.

Por isso, o aquecedor solar é a alternativa mais vantajosa em termos de sustentabilidade e, também, de economia. Mas como isso é benéfico especificamente para ambientes hospitalares? Continue a leitura e confira!

O que é um aquecedor solar?

Esse sistema substitui a energia elétrica no aquecimento de água. Ele funciona a partir da captação de energia solar, transformando-a em energia térmica através da circulação de água pelos tubos expostos ao sol. A água aquecida é armazenada e poderá ser utilizada a qualquer momento. Para tanto este sistema, conta com dois componentes essenciais:

  • os coletores solares: fabricados em alumínio e cobre ou aço inox, são instalados nos telhados e servem para captar a radiação do sol, que passa das aletas para os tubos de cobre;
  • o reservatório térmico (boiler): depois que a água é aquecida nas serpentinas de cobre ou inox, passa para o boiler. O reservatório tem um acabamento próprio para que haja isolamento térmico e, dessa forma, a água fique armazenada sem perda de temperatura.

Além desses dois, os aquecedores solares sempre contam com um sistema auxiliar de aquecimento. Esse componente é essencial para que, mesmo em dias de chuva ou com pouca incidência solar, não falte água aquecida. São mecanismos elétricos ou a gás que são acionados automaticamente, somente quando necessário.

Quais são os principais benefícios para hospitais?

Essa eficiente alternativa é muito vantajosa em termos de gestão, economia e marketing. Veja alguns dos principais benefícios do aquecedor solar para hospitais e clínicas médicas.

Melhor gestão energética

Em ambientes hospitalares, o consumo de água aquecida oscila conforme os fluxos de funcionamento dos equipamentos. Em centros cirúrgicos, por exemplo, pode haver uma grande demanda em determinados horários do dia ou da semana, enquanto o uso é reduzido nos demais períodos.

Por esse motivo, o aquecedor solar permite uma gestão mais eficiente do gasto energético. A coleta ocorre em horários de forte incidência solar, mas a água aquecida permanece armazenada por um período maior. Dessa forma, não há perdas e a utilização variável não representa gasto desnecessário de energia elétrica.

Redução de custos

No mesmo sentido, os aquecedores solares são responsáveis por uma grande economia financeira na fatura de energia. Afinal, o aquecimento de água é protagonista no consumo elétrico — tanto em residências como em estabelecimentos comerciais e outras instituições.

De acordo com a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), a economia pode chegar a 35% no consumo mensal de energia de uma residência. Além disso, por mais que os aquecedores solares contem com apoio elétrico para situações de pouca incidência solar, o Brasil tem condições climáticas muito favoráveis para a alternativa renovável.

Powered by Rock Convert

Retorno sobre o investimento

Com a economia mensal proporcionada, estima-se que a própria redução nos custos com energia elétrica seja capaz de cobrir o investimento com os equipamentos e a instalação. Ainda segundo a Abrava, essa proporção pode ser suficiente para pagar todos os custos envolvidos na troca do sistema de aquecimento em cerca de 24 meses.

O cálculo feito pela Associação se refere a uma simulação no contexto residencial. No entanto, nos ambientes hospitalares e de clínicas médicas, o mesmo princípio pode ser aplicado. Considerando os baixos riscos envolvidos e eficiência da estratégia no longo prazo, o investimento apresenta um excelente retorno.

Fortalecimento da marca do hospital

Como você já sabe, a responsabilidade ambiental é amplamente discutida e o desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade já se tornou um diferencial. Clientes se preocupam com o engajamento das empresas para com as questões ambientais. Da mesma forma, seus pacientes reconhecerão essa atitude positiva.

Especialmente nas clínicas e hospitais particulares, os esforços para tornar o ambiente mais compatível à tendência sustentável pode representar um salto na consolidação da marca. Por isso, a instalação de aquecedores solares funciona como um meio de valorizar a imagem da instituição e promover um marketing espontâneo.

Possibilidade de criar estratégias para o hospital

A instalação dos aquecedores em hospitais demanda um projeto cuidadoso, que considera sistemas de apoio a gás, elétricos ou por caldeiras para que não falte água quente mesmo em períodos de chuvas constantes, onde o sol quase não aparece.

Assim, é possível aproveitar a oportunidade para criar estratégias para que sejam usadas energias alternativas de menor custo para este apoio. Também é um bom momento para que o hospital reveja os equipamentos e as lâmpadas que estão sendo utilizadas, e se necessário, troque por outros com menor consumo energético.

Como providenciar o aquecedor solar?

Para adquirir um aquecedor solar para hospitais e cínicas médicas, você tem a opção de entrar em programas de financiamento específicos para investimentos energéticos renováveis. As linhas de crédito para aquisição das placas coletoras e reservatórios são especialmente facilitadas para pessoas jurídicas.

Algumas instituições bancárias, entre elas o Itaú, o Bradesco e o Santander, trabalham com financiamento de aquecedores solares. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também proporciona essa facilidade, com linhas de crédito que cobrem a compra dos equipamentos, a instalação e o capital de giro associado. São dois programas:

Por fim, é importante procurar uma empresa especializada no serviço. Antes de proceder com a aquisição do aquecedor solar para hospitais e clínicas, conte com os profissionais para fazer uma análise da viabilidade e da melhor posição para o equipamento, bem como proceder com a instalação de acordo com as normas vigentes.

Por isso, entre em contato e conheça nossos diferenciais! A Kisoltec tem foco na qualidade dos produtos e uma experiência de 25 anos comercializando aquecedores solares.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *