Aquecimento solar residencial: 4 benefícios para a família

Na maioria das casas, a água ainda é aquecida por meio de energia elétrica ou sistemas a gás. As duas opções, no entanto, trazem impactos negativos tanto para o meio ambiente quanto para o bolso. Nesse sentido, o aquecimento solar residencial surge como uma ótima solução.

Assim como já é utilizada em estabelecimentos comerciais e indústrias, a energia solar agora também está sendo adotada como alternativa dentro das casas. Não é para menos: além de ser uma atitude cidadã e sustentável, investir em uma fonte limpa como a luz solar promove uma economia de energia significativa. Leia este post e saiba mais!

Como funciona um sistema de aquecimento solar residencial?

O funcionamento de um aquecedor solar é bem simples. O sistema é composto por coletores solares e um reservatório — o Boiler. A luz do sol incide nas placas coletoras, que absorvem a radiação e a transferem por meio de tubos de cobre (chamados de serpentinas) para o reservatório térmico, onde a água é aquecida.

O Boiler é uma espécie de caixa d’água com capacidade para armazenar a água quente. Por isso, mesmo nos dias nublados ou durante os períodos da noite, a sua casa não fica sem água aquecida. Além disso, os aquecedores acompanham um sistema auxiliar — elétrico ou a gás — que é acionado automaticamente sempre que houver pouca incidência de luz solar.

Investimento e instalação

Adotar o aquecimento solar residencial exige o custo de aquisição do aparelho, que costuma sair em torno de 2 a 6 mil reais. Mas não se deixe assustar pelo valor desse  investimento inicial, porque esse tipo de sistema rapidamente traz retornos com a economia de energia, sem contar que exige pouca manutenção e costuma durar e torno de 20 anos! Para instalar, também é bem fácil e rápido — na grande maioria dos casos, a instalação demora apenas 1 dia.

Quais são os benefícios para a família?

Você já viu que a instalação de um sistema de aquecimento solar residencial não é nenhum bicho de sete cabeças. Agora, se você quer saber se o investimento realmente valerá a pena, confira os 4 principais benefícios para sua casa e sua família!

Powered by Rock Convert

1. Economia de energia

A redução no consumo de energia certamente é a maior vantagem de um sistema que utiliza a energia solar. Estima-se que a economia no fim do mês possa chegar a 50%, isso acontece quando, somente o chuveiro elétrico é responsável por cerca de 50% do consumo acusado na conta.

2. Preservação do meio ambiente

A energia solar também é ambientalmente sustentável. Isso quer dizer que a fonte não se esgota, afinal, todos os dias o sol emana luz que pode ser captada e convertida em energia, sem que isso traga quaisquer impactos negativos para a natureza. Por isso, esse sistema é uma ótima opção para quem se preocupa com a questão energética.

3. Valorização do imóvel

O aquecimento solar residencial também tem um papel importante na valorização do imóvel, já que é uma opção que apresenta muita durabilidade — em média, a garantia do fabricante gira em torno de 5 anos, porém, a vida útil do produto é de até 20 anos.

4. Conforto térmico

Além de tudo isso, um sistema de energia solar para o aquecimento de água garante conforto térmico e não deixa nada a desejar em relação a outros tipos, como o elétrico ou o a gás, mas entrega os mesmos resultados sem impactos negativos no meio ambiente e gastando menos eletricidade.

Viu só como o aquecimento solar residencial traz vários benefícios para sua casa e sua família? Além de ser uma fonte de energia alternativa e limpa, esse tipo de sistema garante economia e conforto. Dessa forma, ao investir nele você estará fazendo um belo gesto para com o meio ambiente, enquanto desfruta de outras vantagens e, ainda por cima, vê sua conta de luz diminuir significativamente!

Ainda tem dúvidas? Então entre em contato com a Kisoltec — somos especialistas em sistemas de aquecimento solar e estamos prontos para ajudar!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *