Aquecedor solar

5 razões para ter um aquecedor solar em sua casa

Apesar de ser uma energia em expansão no Brasil, as vantagens do uso de energia solar residencial ainda são obscuras para muitos. A verdade é que, em tempos de escassez de chuva e com o aumento das taxas de energia elétrica das distribuidoras, investir em um aquecedor solar para sua casa pode ser uma ótima opção! Veja, a seguir, algumas das vantagens e inicie seu projeto agora mesmo:

Sentindo no bolso

A primeira vantagem para quem quer instalar o aquecedor solar em casa, e a que mais chama a atenção, é a economia. O sistema servirá para aquecer toda a água da sua residência. Para quem não sabe, quando utilizamos a energia elétrica para esse aquecimento, ele pode chegar a representar 35% do consumo de energia total!

Muita coisa, não? Dessa forma, quem utiliza de um sistema de aquecimento solar poderá economizar mensalmente na conta de luz, garantindo o retorno do investimento feito com a instalação em cerca de 5 anos ou até menos.

Valorizando seu imóvel

Outra vantagem financeira é a valorização do imóvel. O mercado imobiliário tem considerado a eficiência energética da casa como fator que influencia diretamente na determinação do preço de um imóvel.

Residências que já possuem esse sistema, ou que já foram construídas preparadas para recebê-lo, estão sendo cada vez mais procuradas, o que aumenta seu valor no mercado. Isso acontece também porque algumas legislações municipais preveem redução de impostos para quem adota esse tipo de solução.

Contribuindo com o meio ambiente

É fato conhecido que a maior parte dos tipos de energia utilizados no mundo oferecem grandes riscos ao meio ambiente. No Brasil, por exemplo, nossa energia é gerada a partir de hidro e termelétricas, que possuem altos índices de desmatamento e de impacto ambiental.

Powered by Rock Convert

A energia solar é uma forma limpa e abundante de energia. Quem opta por utilizá-la, não só gera uma economia financeira, como também contribui para a diminuição dos riscos ao meio ambiente, tornando sua residência mais sustentável.

Garantindo conforto e qualidade de vida

Muitos se preocupam com a falta de água aquecida quando for noite ou quando o tempo estiver nublado. Porém, um sistema de aquecimento solar é feito de tal forma a garantir que este funcione mesmo que se passem alguns dias sem incidência de luz solar.

Além disso, como a quantidade de água aquecida nesse caso é mais abundante do que quando utilizamos um chuveiro elétrico normal, é possível assegurar conforto aos moradores, uma vez que a temperatura da água é controlada mesclando água fria com a água quente do aquecedor.

Mantendo com poucos custos

Por último, a manutenção de um aquecedor solar é bem simples e barata, podendo ser feita até mesmo pelos próprios moradores.

Tudo que o sistema requer é uma boa limpeza semestral das placas, que pode ser feita só com água e sabão, para retirar a poeira que se sobrepõe a elas, evitando o bloqueio da captação da luz do sol.

Na parte hidráulica, basta estar atento a vazamentos, assegurando a integridade do sistema, que tem um tempo de vida estimado em cerca de 30 anos!

Pronto para iniciar o projeto de instalação do aquecedor solar na sua casa? Lembre-se de comentar no nosso post e nos contar um pouco como tem sido sua empreitada!

Powered by Rock Convert