Quais as vantagens de usar um coletor solar de piscina?

Não há sensação melhor do que mergulhar em uma piscina. De água doce, confortável, sem o sal da praia, a piscina é um item reanimador e relaxante. Esse conforto, no entanto, tem preço, tanto financeiro quanto ambiental. Por isso é importante saber como usufruir desse bem sem dor no bolso e na consciência.

Você já ouviu falar em coletores solares de piscina? Continue lendo e descubra as vantagens de instalar esse aquecedor na sua casa!

Conjuntura

Por um longo período de tempo o brasileiro esteve à margem das novidades tecnológicas. O motivo para isso não era desinformação ou desconhecimento, mas o alto custo para trazê-las ao país. Com a redução dos custos de importação e, principalmente, pela possibilidade de produzir tecnologias semelhantes no país, essa situação mudou.

Nesse sentido, instrumentos de bom custo-benefício que garantam o conforto das famílias e promovam uma melhor qualidade de vida têm lugar cativo na lista de compras do consumidor brasileiro. Com essas facilidades, o consumo aumenta e com ele aumenta também a responsabilidade de preservar o meio ambiente e cuidar dos nossos recursos naturais.

Ecológico

Devido à importância de preservá-lo, o respeito ao meio ambiente é o primeiro motivo para aderir à energia solar para aquecer a piscina. O uso de energia solar gera praticamente nenhuma quantidade de CO², o que significa pouco prejuízo à camada de ozônio, por exemplo.

Num país tropical como o nosso, a energia solar tem um forte potencial de garantir energia barata e renovável, favorecendo ainda a redução da energia via fonte hidráulica e a sustentabilidade dos nossos recursos.

Economia

O interessado em possuir essa tecnologia também terá tranquilidade quanto à redução de custos. Por utilizar energia solar, que é “de graça”, é reduzida a demanda de energia via hidrelétricas ou termelétricas, ou seja, você não precisará se preocupar ou torcer para que a chuva abasteça os reservatórios.

Powered by Rock Convert

Além disso, essa tecnologia demanda um baixo custo de manutenção. A instalação pode ser feita em diferentes piscinas, independentemente do tamanho.

Aproveitamento

Outra vantagem de usar um coletor solar de piscina é a ampliação do período de uso da mesma. Ou seja, o uso da piscina não ficará restrita a apenas dias de calor ou com o sol forte.

Com a água aquecida em qualquer horário, você poderá aproveitar a sua piscina sempre. O aquecimento a torna adequada para qualquer tempo ou estação do ano e ela estará sempre à sua disposição.

Funcionamento

Mas como tudo isso é possível? O sistema de aquecimento solar visa absorver a energia do sol e transformar em energia térmica (aquecimento da água). Coletores solares são instaladas no teto da casa e interligadas à bomba d’água, e aquece diretamente a piscina, sem a necessidade de um reservatório para isso.

Apesar de todas essas informações, nunca se esqueça de um ponto fundamental: contrate uma empresa competente, experiente e com grande know-how na área de desenvolvimento, produção ou comercialização de coletores solares.

Somente isso garantirá que tudo o que foi apresentado seja entregue! E para que mais pessoas tenham acesso às vantagens da energia solar para o aquecimento de piscinas, compartilhe este artigo nas suas redes sociais! Até a próxima!

Fale com um especialista

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *