Confira aqui como é o funcionamento do aquecedor solar no inverno

Powered by Rock Convert

O uso de energia solar para aquecimento de água ou outros fluidos é uma ação sustentável, capaz de reduzir as tarifas de energia elétrica de forma significativa. A tecnologia pode ser instalada em residências, indústrias e empreendimentos comerciais com diferentes perfis. No entanto, não é incomum que os clientes tenham dúvidas sobre o funcionamento do aquecedor solar no inverno.

Afinal, é nesta época que a água quente é mais utilizada, e a preocupação de muitos usuários é se o aquecedor solar irá suprir essa necessidade. A boa notícia é que a resposta é positiva, desde que o equipamento seja bem dimensionado e que as boas práticas de instalação sejam seguidas.

Para entender melhor como é o funcionamento do aquecedor solar, continue a leitura de nosso post

Confira como o aquecedor solar funciona

Muitas pessoas confundem o aquecedor solar, que produz energia térmica, com os sistemas fotovoltaicos, que geram energia elétrica. É importante destacar que são tecnologias distintas, embora possam ser utilizadas de forma conjunta.

O aquecedor solar usa a energia que vem do sol para aquecimento. O equipamento é composto por placas (também chamadas de coletores) solares, que contêm uma tubulação interna, pela qual passam a água ou fluidos que precisam ser aquecidos. Depois de aquecidos, os líquidos ficam armazenados em um reservatório (ou boiler) que mantém a temperatura.

Além do isolamento térmico, o boiler também conta com um suporte auxiliar, que normalmente é elétrico. Isso garante a temperatura em períodos de baixa insolação ou quando a demanda por aquecimento é muito grande. Nos sistemas maiores (acima de 1000 litros) é comum o uso de outros tipos de suporte, como por exemplo, aquecedores a gás.

Para regiões que possam atingir temperaturas abaixo de 5ºC, deve-se prever meios de proteção contra o congelamento da água dentro dos coletores solares. Esta proteção pode ser através da drenagem da água, da recirculação, do aquecimento elétrico ou do uso de coletores fabricados com materiais tolerantes ao congelamento.

Powered by Rock Convert

O principal uso do aquecedor solar é para aquecimento de água. Assim, residências, hotéis, hospitais, academias e clubes, entre outros, são os principais usuários da tecnologia. A água aquecida abastece chuveiros, torneiras e banheiras. O uso também é interessante para alguns segmentos industriais que demandam, além de água quente, o aquecimento de outros fluidos.

O sistema de aquecimento reduz as tarifas de energia elétrica de forma significativa, com baixo custo de manutenção, o que torna sua instalação bastante sustentável

Descubra como garantir o desempenho do aquecedor solar no inverno

O inverno tem uma grande vantagem para o aquecedor solar: o baixo acúmulo de nuvens. Isso significa que mesmo com uma radiação solar menor o sol vai chegar até o aquecedor com mais facilidade do que chega no verão, onde temos muitos períodos nublados e chuvosos.

Um ponto importante a ser observado é a possível perda de calor para o ambiente, e é neste momento que isolar a tubulação de água quente e escolher coletores e reservatório com isolamento térmico de boa qualidade vai fazer a diferença. Quanto melhor o isolamento, menor será a perda de calor.

Este também é um bom período para a realização da manutenção do aquecedor solar. Retirar a sujeira que se acumula nos vidros dos coletores ajuda na captação da energia.

Como dissemos no início, quando o sistema é bem dimensionado, de acordo com a demanda do usuário, seu funcionamento é garantido durante todo o ano e se houver necessidade, é possível utilizar o suporte elétrico para manter o aquecimento por longos períodos sem sol.

Quer saber mais sobre o funcionamento do sistema e conhecer os equipamentos indicados para garantir o melhor desempenho da instalação? Então, entre em contato conosco agora mesmo

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *