Você sabe quais são os principais tipos de energia solar? Confira!

É quase certo que você já esteja consciente da importância de fontes alternativas de energia, tanto pela questão financeira quanto pela necessidade de contar com formas limpas de suprir as necessidades energéticas, inclusive na sua empresa.

Nesse cenário, a energia solar ganha espaço, por se tratar de uma fonte limpa, renovável e pode ser aproveitada na maioria dos lugares. No entanto, para fazer a escolher correta é essencial entender alguns conceitos e compreender as características dos diferentes tipos de energia solar, o que é justamente o objetivo deste post. Boa leitura!

O que é energia solar?

Como o próprio nome dá a entender, a energia solar é a fonte energética proveniente dos raios do Sol, que nos atingem diariamente. Para aproveitá-los, é necessário contar com equipamentos adequados, que transformam a energia proveniente do Sol em calor ou eletricidade.

A energia solar é uma das fontes energéticas mais interessantes quando o assunto é economia e sustentabilidade, uma vez que ela é proveniente da luz Solar (totalmente gratuita e disponível de forma abundante em nosso país) e limpa, já que o impacto gerado na natureza é baixíssimo, principalmente quando comparado com outras opções disponíveis.

Quais os diferentes tipos de energia solar?

Agora que você sabe melhor o que é energia solar, confira abaixo quais as principais diferenças entre os tipos mais utilizados.

Energia solar fotovoltaica

Essa é a modalidade que converte energia solar em eletricidade para alimentação de casas, comércios e indústrias. Ela é composta por células de material semicondutor, que quando expostos à luz solar a convertem na eletricidade.

A quantidade de energia elétrica produzida depende do tamanho da insolação disponível ao longo do dia. Embora haja incentivos governamentais, a instalação da energia solar fotovoltaica costuma exigir investimentos maiores.

Energia solar fototérmica

Esse tipo de energia tem como finalidade o aproveitamento do calor, principalmente para aquecer a água fornecida em torneiras, chuveiros, piscinas ou para processos industriais. Para isso são utilizadas placas apropriadas ou tubos a vácuo, que absorvem o calor e aquecem o líquido.

Em dias sem Sol, será necessário contar com sistemas auxiliares de aquecimento, que podem funcionar a base de gás ou mesmo de eletricidade. Ainda assim, os aquecedores solares, como também são chamados, tem eficiência reconhecida.

Energia heliotérmica

Menos conhecida, a energia heliotérmica gera energia elétrica a partir dos raios do Sol de maneira indireta. Para isso, normalmente é feito um sistema complexo, no qual os raios são direcionados para um ponto específico por meio de um refletor.

A concentração desses raios gera calor e aquece um fluido que eleva a temperatura do reservatório de água, transformando-a em vapor. Esse vapor acionará uma turbina, responsável pela geração de eletricidade.

Como escolher o tipo de energia solar mais adequado?

Diversos fatores impactam na escolha do tipo de energia solar mais adequado para a sua necessidade. Entre eles estão a incidência de luz solar, o tamanho do investimento e outras questões técnicas.

Ao conhecer os tipos de energia solar e procurar pelo equipamento mais adequado, é fundamental contar com uma empresa de confiança. Quem optar pelos aquecedores solares, pode contar com a Kisoltec para isso, uma vez que a empresa é qualificada no ramo e oferece as melhores soluções sempre.

Gostou do texto? Então, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais agora mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *