Manutenção de aquecedor solar: qual o procedimento adequado?

Uma das grandes vantagens de um aquecedor solar, além da economia na conta de energia gerada por um equipamento do tipo, é a sua longa durabilidade. Essas instalações são projetadas para durarem prazos superiores aos 25 anos, sem perder a eficiência.

No entanto, para que isso aconteça, é necessário que alguns cuidados sejam aplicados de forma adequada e com a periodicidade correta. Por isso, indicamos neste texto como fazer a manutenção de aquecedor solar e, com isso, prolongar a longevidade dos seus equipamentos. Tenha uma boa leitura!

Mantenha a periodicidade

É importante seguir uma periodicidade na manutenção do seu aquecedor solar, processo que inclui a limpeza das placas, a drenagem do sistema e a realização da sangria de ar, além da verificação de componentes defeituosos.

A indicação da maioria dos fabricantes e profissionais da área recomenda que isso seja feito pelo menos a cada 6 meses. Contudo, para ter certeza de qual é o período ideal para o seu caso é necessário considerar alguns fatores.

Quem mora em regiões mais secas e com mais poeira, provavelmente terá que ampliar o número de manutenções ao longo do ano. O mesmo vale para quem mora próximo a ruas e avenidas movimentadas, já que a fumaça dos veículos também prejudica o funcionamento das placas e exige que sejam feitas limpezas mais frequentes.

Utilize os equipamentos adequados

Todo o processo de manutenção deve ser feito sempre utilizando os equipamentos adequados, sobre o risco de comprometer o equipamento ou colocar em perigo a integridade física de quem está realizando o serviço.

Powered by Rock Convert

No caso da lavagem das placas, por exemplo, o ideal é utilizar apenas água, sabão neutro e uma escova com cerdas maciais, sempre preferindo por momentos do dia em que o sol não está tão quente, o que previne a quebra das placas por choque térmico. Produtos químicos de qualquer tipo são contraindicados, uma vez que eles podem corroer o material que compõe as placas.

Do mesmo modo, equipamentos de proteção individual são indispensáveis para quem for fazer a manutenção, ainda mais considerando que é preciso alcançar locais altos para conseguir fazê-la. Logo, não dispense capacete e botas com sola antiderrapante.

Faça o esvaziamento dos reservatórios de forma correta

Junto com a limpeza das placas, o esvaziamento dos reservatórios (também chamado de drenagem) é parte essencial da manutenção de um aquecedor solar. Embora seja uma tarefa simples, é necessário observar alguns detalhes.

O principal deles envolve não apenas esvaziar a água presente no reservatório, mas como também deixar a água fria correr por alguns minutos dentro do equipamento. Isso ajuda a eliminar possíveis resíduos que tenham se acumulado nesse local. Ao qualquer sinal de obstrução do líquido corrente, procure assistência técnica especializada.

Verifique a necessidade de reparos

Aproveite a manutenção para avaliar a condição do sistema como um todo. Observe se não há vazamentos no sistema hidráulico ou placas quebradas. Além disso, confira se a resistência e o termostatos estão funcionando de forma adequada. Caso seja necessário, faça a substituição, já que sem um bom desempenho dessas peças, seu aquecedor solar perde eficiência.

Durante a manutenção de aquecedor solar, consulte sempre o manual do fabricante e não se esqueça de procurar ajuda especializada para garantir o bom funcionamento do equipamento por muito tempo, permitindo que você e sua família aproveitem a economia e o conforto oferecidos por essa tecnologia.

Gostou do texto? Então veja agora tudo o que você precisa saber sobre aquecedores solares, lendo esse outro post aqui do blog.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *