Conheça os 3 principais carros elétricos disponíveis no Brasil

Os automóveis elétricos e híbridos são o próximo passo para quem pretende aliar sustentabilidade e tecnologia, quando o assunto é transporte. Já existem projetos que combinam, até mesmo, carros elétricos e energia solar para funcionarem em conjunto.

Em diversos lugares do mundo, já são discutidas medidas de incentivo para que essas novas tecnologias tomem, cada vez mais, seu espaço nas ruas. Na Alemanha, por exemplo, são elaboradas políticas que visam a restrição da circulação de carros movidos a gasolina e diesel até 2030, e a tendência é que outros países da União Europeia também adotem essa ideia — o que causaria uma grande alteração no cenário do mercado de transporte na Europa e, consequentemente, no mundo todo.

A importância dos carros elétricos para o meio ambiente

Que o trânsito de carros com motores a combustão está diretamente ligado à poluição nas cidades, todo mundo já sabe. Para se ter uma ideia, um litro de gasolina consumido é capaz de gerar cerca de 8.5kg de dióxido de carbono (CO2).

Além do mais, esses gases resultantes da queima dos combustíveis podem causar diversos problemas à saúde humana. Os óxidos SO2 e NOx, por exemplo, além de causarem a chuva ácida, também afetam o sistema respiratório.

O monóxido de carbono (CO) prejudica a capacidade de transporte de oxigênio na corrente sanguínea, e os materiais particulados (emitidos junto a esses gases) causam alergias respiratórias — e podem ser vetores de outros poluentes.

Em cidades que registram uma grande emissão de poluentes vinda do tráfego de automóveis, costuma-se observar também a ocorrência de alguns fenômenos naturais que ajudam a piorar o cenário da poluição. É o caso da inversão térmica, que dificulta a dispersão desses gases e mantém a população exposta a eles por um período mais prolongado.

Com o aumento da circulação de carros elétricos nas grandes cidades (substituindo gradativamente os automóveis movidos com motores de combustão) todos esses problemas serão, cada vez mais, reduzidos, ao tempo em que a qualidade de vida será melhorada.

A relação entre carros elétricos e energia solar

Os maiores problemas da viabilidade do uso de carros elétricos são o preço da bateria e a estrutura para recarga da mesma. Pensando nisso, alguns estudos são realizados tentando aliar placas de captação fotovoltaicas com os motores elétricos.

Powered by Rock Convert

Dessa forma, enquanto o automóvel se desloca ao longo do dia usando a energia armazenada em sua bateria, a mesma vai sendo recarregada pela captação da luz do sol por meio de painéis solares instalados na estrutura do veículo. Assim, a energia gerada durante o dia alimentará o carro nos momentos em que não houver claridade.

Alguns modelos disponíveis no Brasil

No Brasil, infelizmente, ainda não vemos com tanta frequência carros elétricos ou híbridos circulando pelas ruas. Isso acontece, principalmente, porque o governo não dá grandes incentivos para as fabricantes que trabalham com esses tipos de modelos — o que encarece muito o produto final e torna difícil a sua popularização.

Porém, o crescimento dessa vertente é inevitável com o avanço das tecnologias e, segundo especialistas, estima-se que por volta de 2030, os carros elétricos e híbridos representem entre 10 a 30% dos automóveis brasileiros.

Conheça agora alguns modelos disponíveis em solo nacional:

1. Toyota Prius

Lançado no Brasil em junho de 2016, a nova geração do Toyota Prius é o carro sustentável mais em conta do país. Além do preço baixo em relação a outros modelos, é o que apresenta a maior economia quando se trata de rendimento de km/l.

2. Lexus CT200h

A marca de luxo da Toyota também chega com um modelo híbrido no país. O hatchback CT200h é mais potente que o Prius, mas, em compensação, possui um menor rendimento km/l.

3. Ford Fusion Hybrid

Reestilizado, o Ford Fusion Hybrid continua a ser oferecido no Brasil como uma versão top de linha do sedã. O seu preço mais alto é justificado pelo seu extenso pacote de equipamentos.

Esperamos que depois de ler o nosso post, você já esteja mais por dentro de como anda a situação dos automóveis sustentáveis, e como carros elétricos e energia solar podem ser relacionados.

Se gostou do texto, compartilhe nas suas redes sociais e deixe seus familiares e amigos bem informados!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *