Entenda como ocorre a durabilidade do aquecedor solar

A durabilidade do aquecedor solar depende de fatores que devem ser analisados durante a compra, como por exemplo, o tipo do aço inox do reservatório térmico e a qualidade do coletor solar e os materiais utilizados em sua fabricação. Além disso, é importante ficar atento à correta instalação e manutenção.

O aquecedor solar é uma realidade em muitas casas brasileiras, ajudando o meio ambiente e ainda permitindo ter água quente e conforto sem gastar muito com a conta de energia no fim do mês.

Porém, na hora de analisar se essa é uma boa opção, muitas pessoas não sabem qual é a durabilidade do aquecedor e, com isso, não conseguem dimensionar o tempo de retorno que terão sobre o investimento.

Se você está construindo ou reformando e pensa em contar com um aquecedor solar na sua casa, continue a leitura e saiba tudo sobre o seu funcionamento e durabilidade.

Como funciona o aquecedor solar?

O aquecedor solar, como o próprio nome indica, utiliza o calor do sol para aquecer a água e mantê-la em uma temperatura agradável para que possa ser utilizada nos chuveiros, torneiras, piscinas e muitos outros.

Para que esse processo ocorra, são necessárias algumas partes essenciais que formam os aquecedores, sendo elas:

1. Placas coletoras ou coletores solares

Fabricado em cobre ou aço inox, é o local onde a água é aquecida pelo calor do sol. Os coletores são responsáveis por transformar a radiação do sol em calor e, posteriormente, aquecer a água (que passa por serpentinas) e então é transportada por uma bomba até o boiler.

Nas regiões mais frias e que sofrem com geadas, as placas de inox são as mais usadas, já que o frio intenso pode congelar a serpentina por onde a água corre. O inox é responsável por evitar o rompimento das serpentinas em caso de congelamento.

Geralmente, os sistemas contam com mais de uma placa de aquecimento, sendo que a água passará pela serpentina quantas vezes for necessário até que ela consiga ser aquecida.

2. Boiler ou reservatório

É o local onde a água quente fica armazenada. Normalmente ele é produzido em aço inox e possui diversas capacidades, variando de 200 a 5000 litros e pode ser de baixa ou de alta pressão.

Powered by Rock Convert

Na maior parte das casas, a água circula do coletor para o boiler através de um sistema natural chamado de termossifão. Nos casos de grande volume, esse sistema é feito por bombeamento, com o uso de motobombas.

Além disso, muitos dos reservatórios podem dispor de um apoio elétrico para os dias nublados, sendo que o consumidor não precisará acioná-lo porque ele é automático. Mas, como o Brasil possui uma grande incidência solar, o uso do sistema elétrico é bastante reduzido.

Qual a durabilidade do aquecedor solar?

Na hora de se decidir por usar ou não um aquecedor solar na sua casa, um ponto que deve ser considerado é a durabilidade do sistema. Assim você terá uma ideia do tempo de amortização do investimento.

Se você já andou dando uma pesquisada no assunto, pode ter notado que existe uma discrepância entre a durabilidade do sistema, sendo que alguns técnicos dizem que ele pode durar 5 anos e outros até 30 anos.

A média, no entanto, é de 20 anos de vida útil, desde que, claro, você considere as recomendações quanto à compra, instalação e à manutenção.

Durante a compra é importante analisar as características da água que irá abastecer o aquecedor solar. Dependendo destas características, deve-se optar por reservatórios térmicos em aço inox 316 e coletores solares de aço inox. Em alguns casos, a água é potável, porém, possui características que corroem os metais usados na fabricação do produto.

corrosão boilerPowered by Rock Convert

A instalação deve ser sempre feita por um técnico, que analisará o espaço disponível para a instalação, evitando colocar os coletores próximos de árvores frutíferas ou em locais que podem sofrer danos (como próximos de campos ou quadras onde a bola possa acertar ou áreas que possam sofrer a ação de vândalos).

Já a manutenção, em geral, é bastante simples. A cada dois anos, é recomendada uma limpeza dos coletores, que pode ser feita com água e sabão, de preferência nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde, o que evita o choque térmico devido a mudanças bruscas na temperatura.

Além disso, é recomendável sempre verificar a integridade dos vidros dos coletores e também a drenagem do sistema, principalmente se atentando a possíveis obstruções nas tubulações.

Com esses cuidados, é possível que o seu sistema de aquecimento solar dure até duas décadas, amortizando o seu investimento inicial e ainda ajudando você a poupar com as contas de energia elétrica.

Agora que você já entendeu o funcionamento do aquecedor solar e a sua durabilidade, que tal contar com um sistema assim na sua casa? Entre em contato conosco e saiba como adquirir o seu!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *