A arquitetura bioclimática consiste em planejar as edificações aproveitando de forma mais eficaz as características ambientais do entorno, como insolação, vegetação e ventilação.
Pensar nas instalações considerando esses fatores impacta diretamente na eficiência da construção depois de pronta. Os ganhos são diversos e essa forma de projetar está aliada às preocupações com o meio ambiente.
Quer saber mais sobre as características, importância e vantagens da arquitetura bioclimática? Acompanhe o post de hoje!
Características da arquitetura bioclimática
Um projeto feito com base na arquitetura bioclimática une os anseios do usuário às condições climáticas do local e aos benefícios tecnológicos.
Construir dessa forma considera a associação de elementos naturais a tecnologias disponíveis. Aqui, o objetivo é que a obra gere o mínimo de impacto, seja durante sua construção, seja ao longo de sua vida útil.
Na fase de projeto, cabe ao responsável verificar os dados climáticos e de topografia do local a construir. Ele deve pensar na implantação e instalação de forma a aproveitar as características de ventilação, insolação, ruído e vegetação, por exemplo.
Como funciona a arquitetura bioclimática
Você já ouviu falar que os quartos devem ficar em uma face específica da casa? Isso porque aproveitar o sol durante um período do dia deixa o ambiente fresco e ventilado para o horário de maior uso. É recomendado que os quartos sejam expostos ao sol da manhã, pois, dessa forma, ficarão ventilados até o entardecer.
Na arquitetura bioclimática, a ideia é causar o menor impacto possível no meio ambiente e usufruir das suas melhores características, aproveitando a insolação, a ventilação natural e outros elementos naturais, como a vegetação. Também devem ser levados em consideração pontos como o reaproveitamento de água e a economia da energia solar.
Algumas dicas para elaborar adequadamente um projeto de arquitetura bioclimática são:
- verificação in loco das medições;
- planejamento da implantação da edificação;
- conferência de ruídos;
- projeto de reaproveitamento de águas da chuva;
- posicionamento da vegetação e integração com a edificação.
Vantagens da arquitetura bioclimática
Como vimos, essa forma de projetar está aliada às preocupações ambientais, portanto, é uma maneira de construir um mundo mais sustentável. Muitas são as vantagens de projetar considerando as características da arquitetura bioclimática, veja:
Sustentabilidade
Com a arquitetura bioclimática, é possível aproveitar os recursos disponíveis da melhor forma possível e reduzir os impactos com gastos energéticos e sistemas complementares de climatização.
Redução dos danos ambientais
Nesse tipo de arquitetura, a construção é pensada como parte integrante do meio ambiente em que está inserida, isso diminui os problemas gerados pela edificação e reduz possíveis manutenções posteriores.
Redução do consumo de energia
Utilizando-se a ventilação adequada, a edificação fica confortável tanto no verão quanto no inverno, o que reduz a necessidade de climatizadores de ambiente, reduzindo também o consumo de energia.
A arquitetura bioclimática tem como principal característica a ligação entre o homem e a natureza e trabalha associada à crescente preocupação com a sustentabilidade. Projetar e construir levando em conta os elementos bioclimáticos proporciona economia ao longo da vida útil da edificação.
Ademais, o uso de sistemas tecnológicos possibilita que os espaços construídos não sejam apenas simples proteção, mas proporcionem conforto e praticidade.
Gostou de saber mais sobre a arquitetura bioclimática? Que tal agora descobrir como atrair mais clientes para a sua loja de material de construções? Para isso, não perca este post!