Viva você em casa ou apartamento, uma piscina presente nas áreas de lazer do lar contribui, ativamente, para momentos de descanso, prazer e relaxamento. Mas, verdade seja dita: a piscina não é um diferencial que deve ser lembrado somente nos dias e noites em que o calor mais castiga do que refresca.
Por conta disso, o aquecimento de piscina, por meio da energia solar, tem se popularizado e garantido que não faltem motivos para mergulhos e outras atividades aquáticas mesmo durante as estações mais frias do ano. Vamos conhecer um pouco mais sobre a utilização da energia solar para o aquecimento de piscinas?
O aquecedor solar para piscina
Molhar os dedos dos pés e correr de volta para casa pode significar que o mergulho se interrompeu por conta de uma tarefa esquecida ou porque a temperatura da água, de tão gelada, congelou qualquer ímpeto em se jogar na piscina.
Com os aquecedores solares, ficou mais prático deixar a água na temperatura desejada. Mais econômico, também, já que o aquecimento de piscina por meio de coletores solares não utiliza energia elétrica. Equilíbrio entre comodidade e a sempre almejada economia nos custos.
Diferenciais do aquecedor solar
Enquanto os aquecedores solares para banho necessitam de um reservatório para manter a água aquecida pelos coletores solares, o aquecedor solar para piscina poupa seu tempo e investimento: a própria piscina se transforma no reservatório.
O sistema de aquecimento solar é inteligente também, ou seja, com um sistema de controle, é possível deixar a sua piscina na temperatura que você desejar. Vale, contudo, a aquisição de uma capa para cobrir a piscina durante a noite, conservando a temperatura. Assim, usar a piscina vai ser uma tendência sob o sol ou sob o luar, da primavera ao inverno.
Como funciona o aquecimento solar
Para conhecer o aquecimento de piscina por meio de coletores solares, vamos ao seu funcionamento mais básico: a água da piscina é bombeada diretamente para o interior dos coletores, que aquecem a água através do calor receptado do sol. Conta-se, portanto, com dias ensolarados para ter um melhor desempenho do sistema.
Mas, além da capa para conservar o calor da piscina aquecida por energia solar vale adequar o produto ao tamanho da piscina da sua casa ou apartamento.
Assim, atente-se a alguns fatores que definem o tamanho e a quantidade de coletores. Usa-se frequentemente a proporção de que, para cada 1 m² de área da piscina, deve-se utilizar 1 m² de coletor solar.
A temperatura ideal para o seu relaxamento
Por fim, qual é a temperatura ideal para um banho de piscina, um relaxamento ao ar livre ou para a prática de natação?
Estima-se que, com o propósito de praticar esportes, a temperatura pode ficar entre 26 °C e 27°C. Se o objetivo se restringe ao lazer, de 29 °C a 30°C é a média recomendada, ao passo que os dias e noites que exigem atividades terapêuticas, como em um spa, a temperatura pode ser regulada para até 32 °C.
A temperatura, afinal de contas, varia de acordo com seus gostos. No geral, no aquecimento de piscina, os painéis solares são tão eficientes quanto econômicos.
Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!