4 técnicas de negociação que trazem resultados!

Ter uma equipe de vendas bem treinada é parte essencial no caminho para o crescimento do negócio. Com isso, todos os profissionais envolvidos que entram em contato com os clientes devem estar capacitados com as melhores técnicas de negociação.

Para ajudá-lo nisso, vamos indicar neste texto algumas das formas de abordar e conquistar seus clientes da melhor maneira possível, aumentando as chances de converter as abordagens em novas vendas.

1. Elabore um roteiro de vendas

Uma dica básica para ter sucesso em uma negociação e concretizar a venda é ter em mãos o maior número possível de informações (seja sobre o cliente ou produto), bem como conhecer todo o ciclo de vendas. Isso só reforça a necessidade de ter um roteiro bem traçado.

Quanto mais longo o ciclo de vendas, mais detalhado deve ser esse roteiro, incluindo pontos fracos e fortes do produto vendido, valores mínimos e máximos de venda e potenciais objeções que podem ser levantadas pelo cliente. Tal cuidado permite que o vendedor se antecipe aos questionamentos e saiba o que esperar ao abordar um cliente.

2. Conheça bem seu produto

Conhecer profundamente o produto vendido também deve fazer parte das informações inseridas no planejamento de vendas mencionado no tópico anterior. Com isso, o vendedor consegue apontar os melhores usos para cada produto, bem como indicar quais suas especificidades, valorizando sempre o que é oferecido.

No caso de um aquecedor solar, por exemplo, vale destacar a qualidade do material do reservatório, incluindo a espessura do metal, a resistência do revestimento ou mesmo a capacidade de armazenamento dos modelos disponíveis.

3. Crie um senso de urgência

Na hora de vender, vale lançar mão de alguns truques psicológicos para conquistar a atenção do seu cliente e mostrar os benefícios dos seus produtos. Uma das principais formas de fazer isso é criando um senso de urgência.

Muitas vezes, a principal saída para despertar esse senso de urgência é destacando uma promoção por tempo limitado ou reforçando a escassez de algum item. Embora isso funcione pontualmente, tal estratégia pode gerar irritação no cliente, ainda mais se for utilizada de forma contínua.

Para isso, o ideal é combinar uma série de ações. Primeiro, entenda quais as necessidades do seu potencial cliente. Depois, demonstre como seu produto pode atendê-los, de forma clara a objetiva, ao mesmo tempo em que entrega informações relevantes. Elas podem até mesmo ajudar a despertar necessidades que o cliente nem sequer sabia que tinha até então e que podem ser supridas justamente com seu produto.

4. Guarde o melhor para o fim

Deixe algo bom para o fim, para nunca encerrar uma negociação sem antes mostrar mais algum aspecto interessante para o cliente. Em vários casos, essa pode ser a diferença entre converter ou não esse contato em uma venda.

Não é preciso nada muito complexo ou ousado para esse momento: deixe separado no roteiro de venda alguma condição de pagamento mais vantajosa, um desconto especial ou mesmo um brinde. Os clientes se sentirão valorizados, aumentando as chances de sucesso.

Não se esqueça de que todas essas técnicas de negociação devem ser sempre pensadas e adaptadas à realidade do seu negócio. Assim, é necessário investir em treinamentos, conhecer os melhores indicadores e ver o que funciona melhor de acordo com seu propósito.

Quais são suas estratégias de negociação favoritas? Conte-nos no espaço para comentários logo abaixo.

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