Saiba o que levar em consideração ao comprar um aquecedor solar

A luz do sol é uma fonte gratuita e inesgotável de energia. Ela pode ser utilizada e aproveitada de diversas maneiras, como em aquecedores solares. O aquecedor é um equipamento que utiliza a luz do sol para esquentar a água. É utilizado em edifícios, residências, indústrias e hospitais. É a opção ideal para quem deseja economizar na conta de luz – a redução pode chegar em até 35%. Pensando nisso, é muito importante que você saiba como comprar um aquecedor solar.

Esse equipamento é composto por coletores solares que captam a energia solar e aquecem a água e por reservatórios térmicos que armazenam a água aquecida. Ele precisa ser instalado em uma área que tenha exposição direta ao sol, para que possa ter eficiência máxima. Porém, é preciso tomar alguns cuidados ao comprar um aquecedor solar. Saiba quais são eles no nosso post.

Como o aquecedor solar funciona?

Antes de fazer a compra do seu aquecedor, é essencial entender como é o funcionamento desse equipamento. Nós fizemos este post explicando o funcionamento do aquecedor solar, vale a pena a leitura.

Entender esse processo é importante para que não haja decepções ou frustrações ao adquirir o aquecedor solar.

Dimensionamento do sistema

É durante o dimensionsamento que será definido qual o melhor Aquecedor Solar para a sua necessidade. Basicamente, o tamanho do reservatório térmico e a quantidade de coletores solares serão definidos levando em consideração a demanda de água quente de sua casa. Para saber a demanda, precisamos saber a quantidade de banhos diários, o tempo de cada banho e vazão de água do chuveiro/ducha. Com estes dados, consegue-se saber de forma bem precisa o seu consumo de água quente e com isso definir o melhor Aquecedor Solar para a sua residência.

Uma forma mais simples de dimensionar o sistema é considerar uma média de 100 litros de água quente por pessoa que mora na casa. Sendo assim, uma residência com 4 moradores, pode usar um reservatório térmico de 400 litros. Na média do mercado, é recomendado que se utilize no mínimo 1 metro quadrado de coletor solar (o ideal seria 1,5 m2)  para cada 100 litros de água. O dimensionamento do coletor solar pode ser feito de forma mais precisa levando-se em consideração a eficiência do mesmo.

Qualidade do aquecedor solar

Além de ter atenção ao número de pessoas que irão utilizar o aquecedor solar, é preciso verificar qual a qualidade do equipamento. Um sistema de aquecimento que possui peças de baixa qualidade pode apresentar problemas com pouco tempo de uso, sendo necessário realizar trocas e manutenções constantes. Por isso, antes de analisar os preços, verifique atentamente a qualidade do equipamento, principalmente o tipo e espessura do Aço Inox utilizado na fabricação do reservatório térmico. O barato pode sair caro!

Como o aquecedor será instalado?

A forma como o aquecedor solar será instalado também influencia no seu funcionamento e rendimento. O mal posicionamento dos coletores solares e do reservatório térmico podem atrapalhar o rendimento do sistema. Para evitar problemas que possam vir a ocorrer devido a erros na instalação, é importante que a empresa instaladora tenha profissionais especializados nessa função e que conheça em detalhes as normas do setor.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em sua NBR 15569:2008 – “Sistema de aquecimento solar de água em circuito direto – Projeto e instalação” definiu os requisitos, conceitos e considerações que devem ser seguidas durante o projeto e instalação de um sistema de aquecimento solar.

Comprar aquecedor solar pode não ser uma tarefa tão fácil quanto parece. Mas não se assuste! Analisar esses pontos antes de fazer sua compra evitará que você tenha surpresas desagradáveis e faça manutenções que poderiam ser desnecessárias. São pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença no funcionamento e na eficiência do equipamento.

Conhece mais alguma dica para comprar aquecedor solar que não colocamos aqui? Então compartilhe com a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *