5 motivos para ter um aquecedor solar em casa

Muitos têm a visão errada de que instalar um sistema de aquecimento solar tem um custo muito alto, com o qual só as pessoas mais ricas poderiam arcar. Porém, com a evolução do mercado e o aumento das taxas nas contas de energia, contar com a luz do sol para aquecer chuveiros e piscinas vem se tornando uma realidade em muitas casas e negócios. Veja, a seguir, 5 vantagens de se ter um sistema de aquecedor solar e entenda os benefícios que esse tipo de energia traz para quem resolve utilizá-lo:

Economia

Quando você pensa no aparelho que mais consome energia na sua casa, qual nome vem à cabeça? O mais provável é que a resposta seja o chuveiro. O aquecimento da água para banho em uma residência pode representar cerca de 35% do consumo de energia elétrica mensal.

Por isso, utilizar a energia solar para aquecer a água do seu banho representa uma grande economia no fim do mês, por não ser tributado e não depender de concessionárias de energia. Assim, é possível garantir que o investimento feito seja compensado em pouco tempo comparado ao tempo de vida do sistema, que pode chegar a 30 anos.

Sustentabilidade

Atualmente, muito se discute a respeito do esgotamento das reservas energéticas. No Brasil, grande parte da energia elétrica é gerada através de hidrelétricas e termoelétricas, que possuem grande impacto ambiental. Portanto, utilizar a energia solar, que é abundante, garante que uma construção seja sustentável, preservando, assim, o meio ambiente.

Powered by Rock Convert

Não é à toa que hoje, na cidade de São Paulo, a legislação vigente obriga que novas residências sejam construídas com a infraestrutura necessária para instalar o sistema, e que estabelecimentos que fazem uso extensivo de água quente invistam nesse tipo de energia.

Valorização

Em tempos de sustentabilidade, ter um imóvel com aquecimento solar é um diferencial bem valorizado no mercado imobiliário. Adotar esse sistema em uma obra, por exemplo, pode garantir impostos reduzidos, como forma de incentivo ao uso dessa energia. Além disso, os compradores têm se preocupado mais com o uso de uma energia limpa e inesgotável, assegurando que a procura por imóveis ecologicamente corretos seja alta.

Conforto

Ao contrário da grande maioria de chuveiros, que não fornecem muitas opções de escolha de temperatura, com o Aquecedor Solar o usuário pode escolher a temperatura da água que mais o agrada, aumentando assim o conforto do banho. Basta regular a quantidade de água quente e água fria que será utilizada na mistura.

Manutenção

Além das vantagens citadas, o aquecedor solar exige pouca manutenção. Recomenda-se a limpeza das placas a cada 6 meses, com água e sabão, para retirar a poeira acumulada e evitar que ela prejudique a captação da luz solar e uma drenagem anual do sistema.

É importante frisar que, ao buscar um sistema de aquecedor solar, deve-se procurar ajuda especializada e um bom equipamento, assegurando que este tenha um bom tempo de vida e que a instalação seja feita corretamente. Curtiu nosso post e está pronto para iniciar o projeto de energia solar para seu imóvel? Comente abaixo e nos conte um pouco da sua experiência!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *