6 dicas para economizar energia em sua casa

A questão da energia elétrica vem sendo notícia nos jornais e diversos outros veículos de comunicação há algum tempo. Não apenas em função dos constantes aumentos e do impacto causado no orçamento familiar e na saúde financeira das empresas, mas também no que diz respeito à utilização dos recursos naturais na geração de energia e no abastecimento de toda a população, e também nos problemas e soluções futuros em relação a isso. Dessa forma, é mais do que necessário que desde já, passemos a economizar energia. E nosso post de hoje traz 6 dicas de como você pode aliviar seu bolso, ajudando a salvar o planeta. Confira! 

Passar roupas 

Existem alguns macetes que auxiliam na redução dos gastos nesse caso, como separar as roupas mais finas das mais pesadas na hora de executar a tarefa. Quando se passa as roupas mais leves primeiro, quando chega a vez das mais pesadas, o ferro já está mais quente. Isso quer dizer que você conseguirá deixá-las desamassadas bem mais rápido, diminuindo o tempo de utilização. 

Na hora do banho 

Ao contrário da maravilha que é tomar um bom banho, aqueles minutos a mais debaixo da água quente poderão trazer um desprazer enorme na hora que a conta de energia chegar. Portanto, evite deixar o chuveiro ligado enquanto você estiver se ensaboando ou escovando os dentes, por exemplo. Além de estar economizando energia elétrica, você acaba fazendo sua parte em tempos de grave crise hídrica. Considere também a instalação de um aquecedor solar, para que a questão com a economia de energia elétrica seja otimizada de forma definitiva. 

Geladeira 

Aqui está outro exemplar de eletrodoméstico que gasta bastante energia elétrica quando usado indevidamente. Além da regra básica de não abrir a geladeira a todo momento, dando preferência por retirar e colocar os itens necessários para cozinhar ou se alimentar todos de uma só vez, jamais guarde alimentos quentes dentro dela. Isso faz com que uma quantidade de ar quente circule em seu interior, fazendo com que a geladeira se “esforce” mais para cumprir sua função devidamente, gastando mais energia elétrica. 

Lâmpadas 

No caso das lâmpadas não tem segredo. Não tem ninguém no ambiente? Desligue-as! O que talvez você não saiba é que 20% do valor da sua conta de energia se dá em função do gasto com a iluminação. Outra questão a ser salientada é a preferência que você deve ter pelas lâmpadas fluorescentes, ou seja, as luzes brancas. Elas gastam cerca de 60% menos em relação às lâmpadas incandescentes comuns. Outra opção bastante econômica, são as lâmpadas de led, que podem durar até 30% mais do que as fluorescentes, e com uma economia de energia de até 85%. 

Aparelhos em stand-by 

Aparelhos em stand-by são aqueles que, mesmo desligados, mantém uma luzinha acesa, um relógio, ou até mesmo mensagens ligadas em seus displays. Saiba que este recurso, mesmo que tenha baixo consumo, ele é desnecessário; além disso, todos os aparelhos nesse modo durante todo o tempo fazem, sim, uma boa diferença no fim do mês. Muitas pessoas deixam de tirar os aparelhos da tomada por preguiça, mas existe uma solução para isso: você pode comprar uma espécie de régua elétrica, onde você pode ligar vários aparelhos ao mesmo tempo, que possui um botão que corta a energia quando você o aciona. Prático e econômico, não? 

Aquecedor solar 

Economia, responsabilidade social e conforto. Investir em um Aquecedor Solar é algo que que lhe beneficia de inúmeras formas. Além de lhe fazer economizar energia elétrica em cerca de 40%, trata-se de uma forma de energia limpa e muito mais abundante na natureza, fazendo com que uma série de recursos naturais sejam preservados, garantindo que o futuro da humanidade e o seu bolso agradece. Saiba que as placas de aquecimento solar se adequam a qualquer necessidade, podendo ser utilizadas em chuveiros, piscinas ou instalações hidráulicas em geral. 

E você, já utiliza essas dicas de economia em sua casa ou local de trabalho? Aproveite agora os comentários abaixo e converse com a gente! 

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *