Aquecedor solar é bom? Entenda sua importância e como escolher o melhor!

Powered by Rock Convert

Quem não gosta de um banho quente ou uma piscina aquecida, não é mesmo? Muitas pessoas também precisam de água quente em diversos processos industriais. No entanto, isso pode ter um custo elevado, dependendo do meio utilizado para o aquecimento da água.

Nessas horas, muitos recorrem à energia solar. Contudo, sempre fica a questão: aquecedor solar é bom? Para contornar essa questão, mostrar os benefícios dessa escolha e indicar como escolher um modelo de boa qualidade, prossiga com a leitura.

Ter aquecedor solar é bom?

Aquecedores solares utilizam a energia dos raios do Sol para fornecer água quente para torneiras, chuveiros, piscinas, entre outros. Para isso, é necessário contar com placas de captação específicas. Estas placas possuem uma tubulação interna, por onde a água circula absorvendo a energia solar captada pela placa solar. Depois de aquecida, esta água é armazenada num reservatório térmico chamado de boiler.

São muitas as vantagens dos aquecedores solares. A principal delas é econômica, já que a redução do consumo de energia elétrica é considerável. O alívio na conta de luz faz com que o investimento seja pago ao longo do tempo.

Eles também reforçam a preocupação com a sustentabilidade, já que não demandam nenhum combustível fóssil para funcionar. A sua instalação também valoriza o imóvel. Por fim, a manutenção é simples e, se feita de maneira correta, prolonga a vida útil do equipamento por dezenas de anos.

Como escolher o melhor modelo do mercado?

Agora que vimos como um aquecedor solar pode entregar diversas vantagens, vamos ver o que precisa ser observado para que a escolha do equipamento seja certeira.

Saiba quais são as suas necessidades

O aquecimento solar deve ser corretamente dimensionado para que a eficiência do sistema seja a melhor possível e forneça a água quente necessária para abastecer a demanda de consumo. Quanto maior a necessidade por água quente, maior o número de placas e o tamanho do reservatório a ser adquirido. Nessa conta, também é preciso considerar o nível de insolação solar na região.

Powered by Rock Convert

Veja quais são as especificações do produto

Existem dois tipos principais de painéis (também chamados de coletores) de aquecedores solares. No Brasil, os mais utilizados são os modelos planos. Há ainda os modelos a vácuo, que isolam o calor em tubos internos agrupados entre duas placas de vidro.

No caso do reservatório, confira qual o aço inox utilizado e se ele é condizente com a fonte de água a ser aquecida. O ideal é que a espessura do material seja superior a 0,5 mm, para garantir a durabilidade do equipamento.

Confira as garantias oferecidas

Logo de cara, ignore produtos sem certificações do INMETRO, já que eles provavelmente não respeitam as especificações exigidas pelo órgão, o que certamente afeta a eficiência e a segurança.

Além disso, verifique quais as condições oferecidas, principalmente no pós-venda, o que envolve garantias e a presença de serviços de assistência técnicas qualificadas. Sem isso, o consumidor pode ficar na mão caso o equipamento apresente algum problema.

Pesquise sobre a reputação da marca

A certificação do INMETRO e a qualidade do atendimento no pós-venda fazem parte da avaliação da marca a ser escolhida. De todo modo, vá além desses aspectos e avalie também a qualidade do material utilizado, a robustez do equipamento e o histórico da empresa fornecedora, que deve ser reconhecida no mercado e contar com experiência no setor.

Aquecedor solar é bom e você pode contar com ele para ter água quente com baixo custo e de forma sustável. Para isso, procure marcas de confiança, com produtos de qualidade reconhecida. Esse é o caso da Kisoltec, que oferece modelos de coletores e reservatórios com diversas especificações, que certamente atenderão sua necessidade.

Não perca mais tempo e entre em contato agora mesmo para conferir as soluções oferecidas.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *