5 projetos de energia solar para ficar de olho

Powered by Rock Convert

O aumento da tarifa de energia elétrica de meados de 2015 até este início de 2016 foi uma grande preocupação para os consumidores. Com alta de 47,74% de janeiro a setembro de 2015, o custo pesou no bolso dos brasileiros.

Este ano há uma promessa de redução ou até diminuição dos preços e reajustes da conta. Apesar disso, estamos no inverno, época em que há aumento do uso do chuveiro elétrico, um grande vilão da conta de luz.

Uma das maneiras de reduzir esse custo é usando um aquecedor solar, que diferentemente das células fotovoltaicas, que geram energia elétrica, é usado para aquecer a água usada em casa.

Além de servir para aquecer a água, a energia solar está presente em discussões por ser uma energia renovável. Junto à sustentabilidade e meio ambiente, ela é pauta de muitos projetos atualmente.

Projetos de energia solar

O Brasil é um dos poucos em que o Sol brilha mais de 3 mil horas por ano. A região nordeste tem potencial para produzir de 4,5 a 6 kWh, que entra na média de consumo diário das residências brasileiras. No mundo, Alemanha, China, Japão, Itália e EUA produzem cerca de 70% do total mundial nessa fonte. Abaixo falaremos sobre alguns projetos no Brasil e no mundo envolvendo energia solar.

Projeto Juazeiro

O projeto-piloto iniciado em outubro de 2012 e instalado em dois condomínios populares de Juazeiro – BA, criou a maior usina solar construída sobre telhados de casas do país. Além de gerar energia limpa e barata, gera renda extra aos moradores dos condomínios e treinamento de mão de obra local, formando profissionais de instalação e manutenção de painéis solares.

O projeto tem capacidade de gerar 2,1 megawatts hora (MWh), o suficiente para abastecer 3,6 mil domicílios em um ano. A energia excedente será vendida, gerando renda extra para as famílias.

Solcial

A Solcial é uma associação sem fins lucrativos (ONG), com sede em Belo Horizonte – MG, que leva energia solar até instituições filantrópicas que trazem benefício para a sociedade. O financiamento é feito através de crowdfunding ou patrocínio. Todo o dinheiro doado em uma determinada campanha é usado em benefício da instituição atendida.

Atualmente conta com dois projetos: a usina solar do Lar de Marcos, que já está funcionamento, e o Abrigo Ary Rolim Costa, ainda em processo de arrecadação. Ambas estão situadas na região metropolitana de Belo Horizonte.

Fundo Solar

Desde 2012, através da Resolução 482/2012 da ANEEL, qualquer pessoa pode gerar sua própria eletricidade e conectar seu sistema a rede de distribuição, compartilhando sua energia excedente e reduzindo a sua conta de luz em longo prazo. Ainda há a possibilidade de compartilhamento da energia produzida no seu condomínio, repartindo entre os moradores em porcentagens definidas pelos próprios consumidores.

A única desvantagem deste fundo é que somente são aceitos projetos ainda não instalados. A solicitação ao Fundo Solar deve ser aprovada antes do sistema fotovoltaico ser adquirido e estar em funcionamento. Ou seja, se você já possuir sua própria usina, não poderá participar do fundo.

Amanecer Solar CAP

Em 5 de junho de 2014 foi inaugurada a usina Amanecer Solar CAP, o maior parque solar fotovoltaico da América Latina e um dos mais importantes do mundo. Além disso, em agosto de 2015 foi concedida autorização para a construção da maior usina de energia solar do mundo, no Atacama.

Chamada de Copiapó Solar, a usina está prevista iniciar suas operações em 2019, e receberá um investimento de US$ 2 bilhões. Funcionando de maneira híbrida, produzirá energia dia e noite.

SolaRoad

A SolaRoad é a primeira ciclovia geradora de eletricidade através de placas de captação solar. As placas foram colocadas no lugar do asfalto. A SolaRoad tem extensão de 7 km, sendo a pioneira no mundo.

Após o período de estudos, que durou 3 anos, os engenheiros responsáveis consideraram o projeto melhor que o esperado.

A energia solar tem um futuro promissor. Por que você ficaria de fora? O que achou dos projetos de energia solar que listamos? Deixe seu comentário!

 
Powered by Rock Convert

2 thoughts to “5 projetos de energia solar para ficar de olho”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *