Trabalhos de construção costumam ser lentos e caros. Uma das etapas mais demoradas é a de lançamento dos alicerces, que envolve a segurança da estrutura da construção. Depois dos alicerces, seguem as paredes, que envolvem também acabamento. O processo das instalações elétricas e hidráulicas, bem como a colocação de pisos e revestimentos, são etapas trabalhosas e demoradas. A colocação da cobertura é outra etapa delicada no processo de construção e pode ficar muito cara se não for bem-feita e necessitar de constantes reparos.
Veja, neste post, algumas dicas que vão ajudá-lo a economizar na construção de uma casa, reduzindo o custo total. São dicas simples que farão toda a diferença. Confira!
Planeje muito bem antes de tudo
Sem o devido planejamento, a construção não sai. Tudo exige estudo e uma edificação precisa de planejamento redobrado. Ele deve considerar o tempo médio para a conclusão do projeto e os valores aproximados que serão gastos. É sempre melhor colocar uma margem a mais na definição dos valores e levar em conta os imprevistos.
Hoje já existem softwares de gestão, orçamento e gerenciamento de construção que ajudam a efetuar o planejamento, simulando a execução da obra em todas as suas fases, como o da Totvs ou da Sienge, por exemplo. Tais soluções permitem que haja um processo colaborativo, relacionado a um modelo padrão, com a possibilidade de integrar projetos de engenheiros e arquitetos e evitar desperdícios.
Monitore adequadamente os resíduos
Os resíduos e entulhos, que são inevitáveis, costumam encarecer o processo de construção. É preciso ficar atento ao controle adequado de materiais descartados. Essa apreciação pode reduzir em até 30% os custos com resíduos e entulhos.
Controle o material de construção
Da mesma forma que é possível desenvolver um método de controle para resíduos e materiais despejados, é possível criar um sistema de controle para a compra de materiais de construção: tijolos, cerâmica, cimento, tintas, telhas e madeiras, entre outros. Controlando esses materiais, garante-se melhor eficiência e economia — o que pode ser feito através de software específico ou planilhas, por exemplo.
Desenvolva boas práticas verdes
A construção ecologicamente sustentável costuma proporcionar melhores resultados — além de contribuir para a preservação do meio ambiente, gera maior economia. A redução de custos deve ser considerada em longo prazo também, e não somente durante a execução da obra. A estratégia permite a economia de 10% a 15% no valor total da construção, satisfazendo tanto os engenheiros, arquitetos e construtores quanto os usuários. Alguns bons exemplos de boas práticas verdes são:
- Redução do consumo de energia;
- Escolha de produtos que podem ser reutilizados;
- Utilização de materiais reciclados;
- Utilização de materiais criados a partir de fontes de energia renováveis.
Por isso, adote boas práticas verdes e considere a utilização de produtos econômicos, como as lâmpadas LED e a instalação de aquecedores solares. O aquecedor solar é um investimento interessante, pois reduz a conta de energia elétrica em até 30%. O custo inicial parece elevado, mas resulta em benefícios permanentes para a economia do morador e para o meio ambiente.
Aposte nos materiais alternativos
Considere também a possibilidade de utilizar materiais mais baratos que oferecem bons resultados. Hoje em dia, é muito comum o uso de materiais eficientes e de preços mais acessíveis, como cimento queimado, bambu, bloco isopet, adobe e até a cinza do bagaço da cana-de-açúcar. Esses materiais, além de contribuírem para uma construção ecologicamente correta, barateiam a compra de insumos na área de construção civil.
Considere sempre essas dicas: ajude a natureza e o próprio bolso! E você, já aplicou algumas dessas sugestões em obras na sua casa? Deixe seu comentário sobre como diminuir custos na construção!
Dicas muito valiosas