Os benefícios de utilizar aquecedores solares no meio rural

Atualmente, com as frequentes discussões que giram em torno do fim dos combustíveis fósseis e com o aumento cada vez mais frequente das tarifas de energia doméstica, alternativas de energias renováveis e sustentáveis ganham cada vez mais espaço. Nessa perspectiva, temos a energia solar térmica, utilizada para o aquecimento da água com baixos custos e impactos ambientais.

Essa iniciativa reduz, em especial, o uso do chuveiro elétrico, que é um dos grandes vilões do gasto de energia em residências, o que incide diretamente na economia, com a redução de até 40% do valor da conta de energia elétrica, dependendo da região do país em que o sistema é instalado.

Além disso, nos locais em que não há energia elétrica, como no meio rural, por exemplo, a utilização de aquecedores solares é uma alternativa a se considerar, devido às suas diversas vantagens.

Deseja saber um pouco mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Saiba como funciona o aquecedor solar

Também chamado de painel solar térmico, o aquecedor solar é utilizado somente para o aquecimento de água, a chamada energia térmica (energia armazenada em forma de calor).

O aquecedor usa a energia solar para aquecer os coletores solares, que são placas que têm como objetivo concentrar e absorver a radiação do sol, para que, dessa forma, o calor seja amplificado.

Quanto maior forem as placas solares, mais rápido será o poder de aquecer a água. O material do que a placa é feita também deve ser de cor escura, pois quanto mais escuro, maior é a absorção da energia solar.

Os coletores solares possuem tubulações por onde a água irá circular e, ao fazer isso, absorver a energia térmica. As tubulações são ligadas a um reservatório térmico chamado de Boiler.

Powered by Rock Convert

A água dentro do reservatório sofre uma divisão causada pela diferença de densidade, onde a água quente fica na superfície e a água fria fica no fundo. A água armazenada no reservatório é mantida quente para que seja usada quando necessário.

Para que o reservatório seja mantido sempre abastecido, ele pode ser alimentado de água fria por uma caixa d’água da casa.

Há reservatórios de diferentes capacidades para atender as mais diversas necessidades. Por exemplo, uma casa em que há muitos moradores precisa de um reservatório maior do que uma em que moram poucas pessoas.

Uso do aquecimento solar no meio rural

No meio rural, assim como na cidade e nas indústrias, esse sistema é bastante útil, em especial nas áreas mais frias, como na região Sul e Sudeste do Brasil.

Desse modo, no campo, o aquecimento térmico da água pode ser usado para:

  • Banhos no chuveiro elétrico;

  • Lavagem de louças e roupas nas torneiras;

  • Limpeza de equipamentos de trabalho, como os de ordenhas, por exemplo.

O preço inicial do sistema de aquecimento solar pode até ser alto, mas, rapidamente, ele é compensado pela economia na conta de energia.

Ainda, os aquecedores solares são um investimento ecológico — é muito importante que iniciativas de prevenção ao meio ambiente sejam aplicados no meio rural.

Se você deseja implantar aquecedores solares e, com isso, usufruir de todos os benefícios dessa estrutura, em especial a economia, clique aqui para saber o que levar em consideração ao comprar um aquecedor solar, e lembre-se de que a Kisoltec é uma empresa brasileira que comercializa e instala aquecedores solares em todo o país!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *