Manter uma boa gestão de atendimento é um diferencial para sua empresa. A organização permite maior controle de todas as etapas de suas vendas, aumentando a sua produtividade. Além disso, a boa administração de todos os processos contribui para a melhoria da imagem de sua instituição no mercado e evita problemas com os clientes.
A satisfação de seus clientes, aliás, é o ponto mais importante para a gestão do atendimento. É preciso atender suas demandas rapidamente, fornecendo respostas adequadas, orçamentos personalizados e disponibilidade para negociações.
Porém, como fazer isso da melhor maneira? Confira em nosso post algumas soluções que vão ajudá-lo a fazer uma melhor gestão de atendimento.
Entenda a importância da gestão de atendimento
Você já se perguntou quantas vendas podem não ter sido fechadas por que o atendimento de sua empresa deixou a desejar? Infelizmente, muitas vezes isso acontece por desorganização interna. A demora para o envio de uma resposta ou orçamento, em muitos casos, compromete a negociação, fazendo com que o cliente se desinteresse e busque outros fornecedores.
Isso ocorre em qualquer negócio. Quantas vezes você mesmo deixou de comprar determinado produto por falta de retorno do vendedor ou mesmo pela falta de agilidade na resposta? Então, entenda esse exemplo como uma lição e não cometa o mesmo erro em sua empresa.
Para que mais negócios sejam fechados e sua empresa cresça, é fundamental contar com boas práticas de atendimento, que incluem desde respostas rápidas até a personalização. Ou seja, quanto melhor você conhecer o perfil de seu cliente, mais fácil será atender às suas necessidades e buscar estratégias para alavancar as vendas.
Para tanto, é importante ter um bom banco de dados com informações de cada consumidor, incluindo desde os produtos que comprou ou se interessou, até questões como preferência de forma de contato (por telefone, e-mail ou WhatsApp, por exemplo) e melhor horário para isso.
Além disso, para melhorar o atendimento, vale a pena contar com opções que possibilitem maior agilidade, para que o negócio seja fechado em qualquer local, como durante a visita ao cliente ou mesmo em uma feira de negócios.
Conte com a ajuda da tecnologia
Para manter esse controle sobre os processos e atendimentos, a melhor solução é contar com ferramentas especializadas, como aplicativos que permitam acessar estatísticas, gráficos e outros dados a partir de qualquer local. Com isso, é possível agilizar o atendimento, simplificar a negociação e ter sempre controle de todos os dados relevantes de seu cliente.
Confira a seguir alguns aplicativos que vão contribuir para melhorar suas vendas e, com isso, elevar a produtividade do seu negócio. A ideia é que você consiga fazer a gestão de sua empresa na palma da mão.
1. Kyte
Esse aplicativo permite controlar as vendas a partir do celular. Disponível para sistemas Android e iOS, a ferramenta possibilita aceitar pagamentos com cartão, enviar recibos online, acessar relatórios gerenciais, dados dos clientes, controle de estoques e acesso às transações efetuadas pela equipe.
O app é gratuito, mas para integrá-lo à solução para recebimento via cartão é necessário adquirir a maquininha Sumup, que aceita as principais bandeiras de crédito ou débito e promete taxas reduzidas.
2. Controle de Vendas
Esse aplicativo permite fazer o cadastro dos clientes e das vendas, emitir relatórios, receber notificações de cobranças e fazer backup dos dados. Protegido por senha, o app facilita o atendimento móvel, mas tem uma falha, que é a ausência de uma ferramenta para controle de estoques.
Também gratuito, o Controle de Vendas só está disponível no momento para sistemas Android.
3. Microsoft Office Mobile
A versão mobile do Office permite utilizar as planilhas do Excel, acessar documentos do Word, usar o Power Point e uma série de outras funcionalidades, diretamente do smartphone ou tablet. Com isso, você tem acesso a dados, relatórios e demais informações da empresa em qualquer lugar. É possível instalar as aplicações em dispositivos com Windows, Mac, Android e iOS.
4. Demander
Esse é um sistema que permite que vendedores externos façam os pedidos em smartphones ou tablets. Em sua versão web, o gestor consegue acompanhar o desempenho de sua equipe em tempo real, por meio de gráficos intuitivos e estatísticas.
É possível também fazer a integração do app com o sistema de ERP da empresa, o que reduz o tempo entre a emissão de pedidos e o faturamento. Além disso, os pedidos cadastrados no Demander automaticamente são inseridos no sistema de gestão da empresa — está disponível para Web e Android.
5. Meus Pedidos
Ideal para indústrias e distribuidoras, essa plataforma de vendas potencializa suas negociações, integrando E-commerce B2B, Discover e CRM.
O Discover é uma funcionalidade que monitora a carteira de clientes e a performance dos vendedores, enquanto que o CRM permite acompanhar o histórico completo de cada cliente, identificar aqueles que estão inativos e avaliar com maior exatidão o perfil de cada um.
Além dessas duas ferramentas fundamentais para otimizar a gestão de atendimento de seu negócio, o E-commerce B2B simplifica as vendas online, deixando sua empresa disponível para os clientes na internet, em qualquer horário do dia ou da noite.
De acordo com o fornecedor, a adoção da plataforma eleva em 11% a rentabilidade dos pedidos. O app está disponível para Android e iOS, e pode ser testado gratuitamente.
6. Luvik
O sistema foi criado especialmente para o mercado de Aquecimento Solar e de Energia Solar Fotovoltaica, portanto, conta com funcionalidades específicas da área, como cálculos para dimensionamento do sistema fotovoltaico e sistema de gerenciamento de clientes para agendamento de visitas técnicas, instalações e atendimento.
Além disso, a ferramenta conta com geração de propostas personalizadas, desenvolvidas exclusivamente para a sua empresa.
A contratação é feita pelo sistema de assinatura e pode ser cancelado a qualquer momento.
Com os dados armazenados na Nuvem, em um ambiente totalmente seguro, o Luvik não necessita de instalação e pode ser acessado de qualquer lugar, por celular, computador ou tablet, basta ter um navegador e acesso à internet.
Alavanque suas vendas
Essas são apenas algumas sugestões para que você consiga gerenciar seu negócio e seus atendimentos à distância. A mobilidade, atualmente, é fundamental, uma vez que muitos negócios são fechados em visitas ou eventos de negócios, e quanto antes forem formalizados, mais rapidamente a necessidade do cliente será satisfeita.
Essas ferramentas, que simplificam o processo de vendas, facilitam o trabalho do vendedor e contribuem tanto para o fechamento de negócios quanto para a fidelização dos clientes. Com maior produtividade, os resultados de sua empresa também melhoram.
Usar ferramentas para automatizar a gestão do atendimento ajuda a controlar todo o processo de vendas e de pós-venda, uma vez que os cadastros detalhados facilitam o acesso aos clientes, ao seu perfil de consumo e preferências. A adoção de aplicativos capazes de simplificar os controles, sem dúvida, é um elemento importante para a competitividade de sua empresa.
Para entender melhor sobre gestão de atendimento e alavancar ainda mais os seus resultados, continue a visita em nossa página e descubra algumas estratégias para aumentar a produtividade de sua equipe de vendas.