Vale a pena ter um coletor solar para casa? Descubra aqui!

Nos últimos anos, a procura por sistema de aquecimento de água vem crescendo a cada dia. Isso porque para quem está construindo ou reformando, e quer ter mais economia na conta de energia elétrica, o aquecimento solar é o mais viável e com melhor custo-benefício que outros sistemas convencionais.

Mas será que o coletor solar para casa é a melhor escolha? Continue lendo esse artigo e descubra!

O que é um coletor solar para casa?

O coletor solar é um sistema simples de aquecimento de água, que normalmente é instalado no telhado ou na laje das casas.

O equipamento é composto por placas de captação que absorvem a radiação solar em um reservatório térmico, também conhecido como Boiler, que manterá a água quente para ser utilizada na residência.

Como esse sistema funciona?

No processo de aquecimento, a radiação solar é captada através das placas coletoras e estas, por sua vez, recebem um tratamento especial para melhor absorção da energia do sol.

O calor armazenado é transferido para as tubulações contendo serpentinas e, assim que a água passa, é aquecida e desloca-se para o reservatório do aquecedor solar — onde ela será armazenada e mantida aquecida para ser utilizada posteriormente.

Pelo sistema termossifão — composto pelos painéis solares e o reservatório térmico — a água circula por convecção, onde a parte quente e menos densa fica na parte superior do reservatório e a água fria, mais densa, desce, criando uma circulação natural.

Como ele pode ser útil no aquecimento de água?

Para aquecer a água — seja do chuveiro, seja da torneira —, os recursos mais comuns utilizados em residências são a energia elétrica ou os sistemas a gás. Mas, entre essas opções, o sistema de aquecimento solar pode ser a melhor escolha.

Apesar do custo de instalação ser maior que os demais, uma vez instalado há uma redução significativa do consumo de energia elétrica. Além disso, o coletor solar para a casa é um sistema mais seguro do que o aquecedor a gás e mais útil que o sistema elétrico, pois mesmo com a queda de energia a água quente ainda estará disponível para consumo.

Quais são as vantagens de um coletor solar para casa?

Dentre as principais vantagens que essa tecnologia pode oferecer estão:

  • alta durabilidade do equipamento, sendo de aproximadamente 20 anos;
  • fácil operação do sistema;
  • manutenção de baixo custo;
  • economia de energia significativa;
  • diminuição na utilização de combustíveis fósseis;
  • fonte de energia limpa, gratuita e inesgotável para aquecer a água;
  • montagem segura e pode ser integrado em outros sistemas já existentes.

Assim, o coletor solar para casa pode ser um bom investimento no momento de escolher a melhor solução para garantir a água aquecida, diminuir a conta de energia e não impactar o meio ambiente. Por isso, não deixe de conhecer todos os detalhes desse produto!

E você, ficou interessado em instalar esse equipamento na sua residência? Quer conhecer mais sobre o coletor solar para casa? Então entre em contato conosco e tire todas suas dúvidas agora mesmo!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"