4 dicas para ajudar o seu cliente a diminuir a conta de energia

O aumento dos gastos com energia tem sido motivo de preocupação para os brasileiros nos últimos tempos. Impulsionada por fatores econômicos e climáticos, a alta atinge em cheio o bolso do consumidor.

Para economizar é preciso combater o desperdício e adotar boas práticas de consumo consciente. Por isso, apresentaremos a seguir 4 dicas para ajudar seu cliente a diminuir a conta de energia. Confira!

1. Aproveitar a luz natural

Uma forma eficaz de diminuir a conta de energia é aproveitar a luz natural. Quanto menos for preciso utilizar as lâmpadas, menor será o consumo de energia. É interessante manter janelas e cortinas abertas durante o dia a fim de favorecer a incidência de luz solar no interior do imóvel.

Outras medidas podem contribuir para a valorização da luz natural: com paredes internas mais claras, a luz se espalha por todo o ambiente. Vale a pena, especialmente em novos projetos, estudar a possibilidade de abrir janelas em pontos estratégicos, aproveitando melhor os benefícios da luz solar.

2. Usar o chuveiro com consciência

O chuveiro elétrico é, definitivamente, o grande vilão da conta de energia. Cultivar o hábito de tomar banhos mais curtos faz bem para o bolso, economizando, ao mesmo tempo, água e energia elétrica. Nos dias mais quentes, deixar o chuveiro na posição “verão” ajuda a diminuir significativamente o valor da fatura no final do mês.

Por falar em chuveiro elétrico, uma maneira sustentável de economizar na conta de luz é instalar um aquecedor solar. Embora o custo inicial seja mais alto se comparado à instalação de um chuveiro, o investimento é recuperado em pouco tempo, culminando em uma queda brusca no consumo de energia elétrica.

3. Apagar as luzes e tirar os aparelhos da tomada

Poucas pessoas se atentam para o fato de que os eletrônicos, enquanto estão no modo “stand by”, continuam consumindo energia. Aparelhos como televisores, micro-ondas e receptores devem ser tirados da tomada quando não estiverem em uso. Também é bom evitar deixar o computador e seus acessórios ligados na tomada sem necessidade.

Na mesma linha de raciocínio, apagar as lâmpadas dos cômodos desocupados é um hábito simples e que ajuda a diminuir a conta de energia. Aliás, por falar no assunto, incentive o seu cliente a adotar o uso das lâmpadas de LED. Apesar de mais caras, são as melhores opções no mercado para economizar na iluminação artificial de ambientes.

4. Priorizar aparelhos com o selo PROCEL

Você certamente já ouviu falar no PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Vinculado ao governo federal, o programa confere um selo, com o mesmo nome, para produtos que atingem índices de consumo e desempenho em suas categorias.

Os eletrônicos e eletrodomésticos certificados podem fazer uma grande diferença na conta de energia. Portanto, incentive seus clientes a procurarem pelo selo PROCEL na hora de escolher um desses equipamentos.

Com a tendência de que a conta de energia fique cada vez mais alta, a adoção de boas práticas é importante para diminuir o consumo. Com as dicas apresentadas é possível ajudar seu cliente a conseguir uma economia significativa.

Acompanhar de perto o consumo também ajuda a diminuir a conta de energia. Confira nosso artigo que ensina como cortar os gastos aprendendo a fazer a leitura do medidor de energia!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"