Como ter uma equipe de instalação qualificada no seu negócio?

Uma das principais reclamações de quem contrata serviços terceirizados está ligada à falta de preparo da equipe de instalação.

Seja em razão de atrasos na entrega, da incompetência profissional ou, até mesmo, da inabilidade para lidar com as promessas da venda, a ineficiência operacional reduz a credibilidade de inúmeras empresas que atuam nos setores mais diversos possíveis.

Com o objetivo de contribuir para a devida formação dos seus colaboradores — considerando, ainda, a qualidade dos produtos e serviços prestados — elaboramos este post para mostrar a importância de formar uma equipe de instalação qualificada.     

Invista na capacitação dos funcionários  

Nada é pior para um contratante do que observar a dificuldade dos profissionais contratados na solução da demanda de instalação. Afinal, quando empresas ou pessoas físicas investem em um serviço, a premissa é de que o problema será solucionado.

Por isso, a eficiência é reflexo da existência de profissionais qualificados, com experiência no que fazem, espírito colaborativo, seriedade, disciplina, organização e motivação.

Para chegar a esse patamar, é preciso que a sua empresa invista em cursos ou treinamentos destinados aos colaboradores, visando a excelência nos serviços prestados. Afinal, quanto maior for a credibilidade, maiores serão as oportunidades de novos contratos.

Ofereça aulas práticas e teóricas aos seus funcionários, estabeleça regras e metas, invista na presença de um líder para fazer a gestão das pessoas e abra espaço para um bom relacionamento interpessoal, valorizando os profissionais que estejam sempre em busca de melhoria no que fazem.

Verifique a qualificação dos profissionais   

No entanto, antes de formar uma equipe de alta performance, vale a pena analisar o currículo e as formas de atuar dos possíveis contratados da sua empresa.

Faça uma seleção com testes práticos, dinâmicas em grupo e pessoais, investigando ainda se o candidato, realmente, cursou e concluiu o curso voltado à instalação. Coloque o líder para supervisioná-lo em um trabalho externo e analise as considerações técnicas.

Outro ponto importante é conhecer o temperamento e a inteligência emocional do colaborador, já que ele sempre estará em contato com pessoas de diferentes personalidades.

Busque referências

Buscar referências no mercado de trabalho também auxilia no momento de acertar na formação de uma equipe eficiente.

Veja em antigos locais de trabalho ou com colegas como foi a atuação de um determinado candidato e valorize os que contarem com cursos de qualificação profissional. Afinal, muita gente acaba se acomodando e isso interfere na condução dos serviços ao longo dos anos, gerando reclamações.

Faça um acompanhamento profissional    

Como existe o período de experiência para qualquer função, o momento é propício para analisar bem a atuação de um colaborador antes de fechar a equipe de instalação.

Invista em seu líder ou supervisor para que tenham bons insights e feedbacks direcionados à retenção de talentos. Cobre posições quanto à rotina e abra o diálogo com a equipe, ouvindo as críticas, sugestões e elogios.

Após formar um time campeão, a orientação é sempre investir na motivação dos colaboradores para manter o nível de excelência no serviço prestado.

Para isso, a presença do líder é fundamental, uma vez que ele será o responsável pelo exemplo positivo dentro e fora da empresa — como proatividade, relacionamentos saudáveis, espírito colaborativo, reconhecimento dos esforços, enfim, pela valorização profissional.

A oferta de incentivos também se faz necessária para manter os bons colaboradores, como um programa de participação nos lucros e resultados, bônus financeiros ou outros tipos de incentivos quando as metas forem alcançadas.  

No mais, esteja sempre por dentro dos serviços realizados, tendo uma comunicação aberta com os profissionais envolvidos. Dessa maneira, certamente, a sua equipe será sempre requisitada, desbancando a concorrência.

Agora que você já sabe como ter uma equipe de instalação qualificada no seu negócio, siga as nossas redes sociais para conferir mais conteúdos exclusivos! Estamos no Facebook e Linkedin!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"