Já está valendo desde janeiro de 2018 a bandeira branca na conta de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou as concessionárias de todo o país a aplicarem a nova modalidade de tarifação de energia elétrica.
Mesmo sendo divulgada pelos meios de comunicação, muitas pessoas desconhecem essa medida que veio para beneficiar as unidades consumidoras e as distribuidoras, as quais podem economizar dinheiro por meio dessa bandeira. Se você questiona a sua conta de luz e quer encontrar uma maneira de reduzir o seu valor, esse tema é de seu interesse. Neste post vamos explicar detalhes sobre a bandeira branca. Confira!
O que é a bandeira branca na conta de luz?
Essa é uma nova alternativa para os consumidores brasileiros. Atualmente, a sua conta de luz é definida pela leitura em kWh, medida no relógio do padrão e multiplicada por um valor em R$ conhecido por tarifa convencional.
Na tarifa convencional o valor em R$ é o mesmo durante todo o dia. No entanto, na tarifa branca o preço será diferenciado de acordo com determinados horários e dias da semana. A determinação dos preços será de acordo com 3 períodos. Veja quais são:
- horário de ponta: é o mais caro e compreende 3 horas por dia, dentro do horário de pico de cada empresa de energia;
- intermediário: é uma hora antes e uma depois do período de ponta. Seu valor é um pouco abaixo do anterior;
- fora de ponta: são as horas que não estão dentro dos outros dois períodos, fazendo deste o mais barato e o maior. É adotado também nos fins de semana e feriados nacionais.
Para quais consumidores a tarifa branca é ofertada?
Essa tarifa atende aos consumidores que se enquadram entre as subdivisões B1 e B3, que são os clientes que recebem baixa tensão (127 V, 220 V, 380 V e 440 V). Conheça as unidades:
- residências: B1;
- consumidor rural: B2;
- estabelecimentos comerciais e indústrias de pequeno porte: B3.
Existe algum consumidor que não será atendido pela tarifa branca?
Sim. Essa tarifa não se aplica para os seguintes consumidores:
- aqueles que recebem alta tensão, igual ou superior a 2,3 kV;
- que têm baixa renda (grupo B1 – residencial – baixa renda);
- iluminação pública (grupo B4);
- os que obtiveram qualquer tipo de desconto previsto em lei;
- os que utilizam o pré-pagamento.
Qual a vantagem para o consumidor?
A vantagem é a redução diretamente na conta de luz. Porém, você deverá utilizar os equipamentos que gastam mais energia (chuveiro, ar-condicionado e aquecedor) fora do período de pico para pagar o consumo conforme a tarifa do horário fora de ponta.
Qual a vantagem para as concessionárias?
As concessionárias evitam a execução de obras e ampliação dos seus sistemas de maneira emergencial e forçada para evitar os apagões. Com isso, os recursos dessas construções são transferidos para o investimento em equipamentos de melhor desempenho energético.
Haverá alguma alteração nas outras bandeiras?
No momento não. As bandeiras amarela e vermelha são utilizadas quando as hidrelétricas não conseguem produzir energia suficiente para o sistema em períodos de seca. Então, é necessário um reforço por meio das termelétricas que têm um custo maior.
Como optar pela tarifa branca?
Para optar faça contato com a distribuidora de sua região. A partir do momento da sua solicitação a concessionária terá até 30 dias para mudar a tarifa. E atenção: ela não poderá cobrar a adesão.
Quando aderir à tarifa branca?
A ANEEL definiu 3 datas em função do consumo do cliente. Veja quais são:
- média anual acima de 500 kWh e contas novas: a partir de 1.º de janeiro de 2018;
- entre 250 kWh e 500 kWh: a partir de 1.º de janeiro de 2019; e
- todos os consumidores do subgrupo B1 a B3, independentemente do consumo: a partir de 1.° de janeiro de 2020.
Agora que você conhece melhor a bandeira branca na conta de luz, faça as contas e, conforme o seu perfil de usuário, verifique se consegue adaptar seu consumo com os horários mais baratos. Caso contrário, é aconselhável permanecer na tarifação atual.
Este post foi útil? Então permaneça no nosso blog e conheça os impostos inclusos na conta de luz.
por gentileza ,, eu solicito que a cpfl me inclua a bandeira branca em minha conta de luz pois sou aposentada e estou pagando valores alto de luz ,, conto com sua gentileza e atenção grata muito obrigada escrevo, e assino este ;; maria apparecida peres teles cpf 01553946812- rg-12567447-8 meu cóatenciosamente.digo 24170895
Olá, Maria Apparecida!
Para solicitar a sua adesão na bandeira branca, entre em contato diretamente com a concessionária de energia que atende a sua cidade (no seu caso, a CPFL). Na sua conta de energia elétrica é possível encontrar as formas de contato (telefone, e-mail, site).
Para economizar ainda mais, além de aderir a planos que se encaixem melhor ao seu consumo, considere trocar as lâmpadas por Led, instalar um aquecedor solar e observar quais os equipamentos que mais consomem energia elétrica na sua casa para otimizar a sua utilização.
Continue atenta ao nosso blog, sempre trazemos dicas e novidades sobre economia de energia!
Poderia me informar qual seria os horarios de picos
Olá, Erika.
Os horários de pico variam de acordo com a distribuidora de energia elétrica. No site da Aneel é possível consultar os horários considerados por cada uma das distribuidoras. Para ter acesso à tabela completa, acesse: https://bit.ly/2pPpiSU
Espero ter ajudado.
Por gentileza, preciso que os senhores adequem minha conta de energia para a Bandeira Tarifaria Branca. O consumo é baixo mas o preço está bastante alto para uma residencia que fica praticamente fechada.
Instalação 0012142183
Há outras instalações no mesmo perfil.
Agradeço antecipadamente
Olá Isabel, a troca para a bandeira branca deve ser solicitada para a concessionária.
É importante ressaltar que no seu caso, pode ser que a bandeira branca não seja interessante, visto que a sua casa fica fechada durante o dia, fazendo com que o seu consumo seja maior no horário de pico.
Abs.
Marcelo