Nosso lar é um refúgio pessoal que deve priorizar funcionalidade e conforto. Por isso, estamos sempre em busca de soluções para deixar a casa mais agradável, aliando comodidade às nossas preferências.
Para te ajudar a tornar seu cantinho mais aconchegante e ainda colaborar com o meio ambiente, separamos 4 dicas que te ajudarão a deixar o espaço mais otimizado e eco-friendly (amigavelmente ecológico).
1. Plantas para uma melhor qualidade no ar
Você sabia que a presença de plantas em casa garante uma melhor qualidade para o ar? Isso acontece porque as plantas ajudam a aumentar os níveis de umidade, diminuindo a presença de pó e outras substâncias poluentes.
As plantas são grandes produtoras de oxigênio, colaboram para sensação de bem-estar e também na diminuição do estresse.
Além disso, cuidar das plantas é visto por muitos como um processo terapêutico, e não é preciso muito espaço para essa atividade. Com grande variedade de espécies, é possível encontrar alguma que se adapte ao seu espaço ou estilo de vida.
Já pensou em ter uma horta vertical e poder contar com temperos fresquinhos para o preparo dos seus alimentos, ou então cultivar ervas e outras plantinhas que podem ser utilizadas para tratamentos medicinais? São muitas as possibilidades!
2. Recicle e reutilize objetos, móveis e outros acessórios
A técnica de DIY (do it yourself, ou faça você mesmo, em português) vem ganhando cada vez mais espaço no universo da decoração, e é uma ótima alternativa para quem deseja deixar a casa agradável dando novo uso às peças que estavam encostadas há muito tempo.
Se uma cômoda está lascada ou com puxadores quebrados, que tal dar uma demão de tinta e comprar (ou até fazer!) puxadores novos? Além de economizar, você dá um novo visual ao móvel.
Você ainda pode usar pedaços de tecido para revestir potes de vidro e utilizar como porta-talheres, pallets para uma mesa de centro, sofá e até cama, molduras para criar quadros de anotações, entre muitas outras opções.
3. Acessórios para promover conforto
Os acessórios têm o poder de complementar e ampliar o conforto de um espaço de forma simples e prática.
Durante as estações mais frias do ano, por exemplo, a utilização de mantas e xales sobre o sofá promovem a sensação de comodidade. Outra opção que pode ser usada em temperaturas amenas são as velas aromatizadas, que além de colaborarem com o toque intimista, ainda aquecem e perfumam o espaço.
Já para as estações com maior incidência de calor, é possível trocar as capas de almofada por tecidos mais leves, utilizar vasos com flores para decorar, dar espaço para tapetes de sisal ou fibras naturais e cortinas de tecidos mais leves, como o linho.
Os acessórios também são excelentes aliados na hora de renovar o visual de um cômodo de forma versátil e acessível, sem a necessidade de grandes mudanças.
4. Iluminação inteligente
Você pode manter o projeto luminotécnico da casa do jeito que deseja sem prejudicar a natureza e ainda colaborando com o seu bolso por meio de troca simples.
Dê preferência para lâmpadas fluorescentes compactas, que minimizam a emissão de dióxido de carbono no meio ambiente.
O LED é uma das melhores alternativas para deixar a casa agradável, pois tem maior vida útil, é eficiente, não possui mercúrio e ainda não emite raios UV ou infravermelhos.
Além disso, você pode criar um circuito único que atenta os eletroeletrônicos da sua casa, como TV, DVD, computador e outros, para desligá-los ao mesmo tempo caso não estejam sendo usados e fazer o máximo de uso da luz solar durante o dia.
Se você gostou das nossas dicas e está buscando mais formas de deixar a casa agradável e economizar ao mesmo tempo, confira o nosso artigo sobre como economizar em casa!