6 perguntas e respostas sobre aquecedor solar

Na hora de decidir pelo método de aquecimento de água, muitas dúvidas podem aparecer, não é mesmo? Será que o aquecedor solar compensa financeiramente? E como o sistema funciona durante a noite ou nos dias de chuva?

Se você também tem essas e outras dúvidas sobre aquecedores solares, continue a leitura deste texto!

1. Como o aquecedor solar funciona?

Qualquer sistema é composto por dois elementos básicos: os coletores solares (que são as placas de captação) e o reservatório de água quente (ou boilers).

Os coletores possuem um mecanismo específico de funcionamento para que criem uma espécie de “efeito estufa”, de modo a armazenar o calor. Além disso, eles também possuem tubos em forma de serpentina, pelos quais a água passa, sendo aquecida antes de ser levada ao reservatório.

Já os reservatórios são construídos de materiais resistentes a corrosão e possuem um isolamento térmico que permite manter a água aquecida pelo maior tempo possível. Para que o boiler fique sempre cheio, existe uma caixa de água fria que abastece o sistema.

2. Um aquecedor solar custa muito caro?

Se você for comparar com os sistemas elétricos e a gás, o valor do aquecimento solar é superior. Mas você praticamente não terá custos de manutenção e ainda poderá recuperar o investimento em um prazo médio de 2 anos (dependendo do seu consumo).

Isso só é possível porque, com o aquecedor solar, você nota uma redução de cerca de 40% na sua conta de energia elétrica, significando que, com o passar dos anos, você pagará o sistema e ainda continuará economizando (já que a vida média desse sistema é de 20 anos).

3. Durante a noite ou nos dias de chuva, eu vou ficar sem água aquecida?

Parece meio lógico que só tenhamos água aquecida enquanto o sol estiver brilhando, certo? Mas o sistema não funciona dessa maneira. Como ele possui um reservatório, é possível ter água aquecida durante a noite ou em dias nublados e chuvosos.

É claro que o reservatório não é inesgotável e, por isso, naqueles dias de chuva intensa e prolongada, pode ser que você tenha de usar um sistema de apoio para continuar tendo água aquecida, que poderá ser elétrico ou a gás.

4. A manutenção do aquecimento solar é muito cara?

Essa é mais uma das vantagens do sistema, já que a sua manutenção não tem um custo elevado.

Para continuar a dispor da maior eficácia, o recomendado é realizar uma limpeza das placas de captação a cada 6 meses — mas o custo desse procedimento é bem baixo quando comparado às manutenções dos sistemas elétricos ou a gás.

5. Minha casa não é nova, posso instalar o aquecedor solar?

Embora muitas pessoas pensem que o aquecedor solar pode ser instalado apenas em construções, a verdade é que ele pode ser colocado em todos os lugares.

Mesmo em casas mais antigas é possível dispor do sistema. O único ponto de atenção é em relação à tubulação necessária para o funcionamento correto do aquecimento solar.

O mais indicado é que um especialista visite o lugar antes da instalação, para verificar as condições necessárias e se não existem pontos de sombreamento, como árvores ou edifícios próximos.

6. Vale a pena instalar o aquecedor solar?

O custo-benefício desse sistema é um dos principais atrativos. Mesmo com um valor inicial mais alto, com o passar do tempo você reaverá essa quantia e ainda economizará energia elétrica por um bom tempo, tudo isso sem agredir o meio ambiente.

Gostou deste conteúdo? Baixe os nossos e-books e aprenda mais sobre os sistemas de aquecimento solar!

2 thoughts to “6 perguntas e respostas sobre aquecedor solar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *