Em um país onde, na maioria das regiões, o sol se faz presente durante o ano inteiro ou aparece na maior parte dos dias, seria um desperdício e desrespeito com o meio ambiente desprezá-lo como uma fonte de energia limpa. O coletor solar absorve o calor do sol e é instalado na maioria das vezes no telhado das casas. Inserido em cidades grandes, é comum que haja o acúmulo de poeira ou sujeira. Hoje vamos ensinar quais os cuidados essenciais que devem ser tomados para que a vida útil dos coletores solares seja mantida e não haja a redução na quantidade de calor absorvido.
Faça uma limpeza completa nos coletores solares
A limpeza dos coletores solares deve ser feita ao menos 1 vez por ano, porém, ela pode ser realizada em períodos mais curtos em áreas poeirentas ou em edifícios que são cercados com folhagem.
Primeiro, reserve todos os produtos que usará: sabão líquido neutro, escova pequena de pêlos macios e um limpador. Em um balde, misture a água com o sabão neutro em medidas proporcionais. Com a escova, esfregue suavemente ao longo dos coletores solares. Para equipamentos menores, você pode fazer a limpeza utilizando uma esponja pequena. Para arranjos maiores, o uso de uma escova com alça mais longa é o mais recomendado. É importante que não haja o acúmulo de sabão, pois o mesmo pode secar e bloquear a passagem de luz solar.
Verifique os coletores periodicamente
Sempre que for feita a limpeza nos coletores, ou se for verificado que o desempenho do sistema está menor, é preciso analisar se existe algum vidro quebrado ou solto. Uma placa com o vidro quebrado continua funcionando, porém, com uma eficiência muito menor.
Casos de vazamento na serpentina precisam ser informados para a assistência técnica imediatamente, evitando que ocorra desperdício de água e que danifique o isolamento térmico do coletor.
Gostou do nosso artigo ou quer acrescentar algum outro cuidado à lista? Não se esqueça de deixar o seu comentário!