4 tendências globais em energia renovável em 2016

A grande maioria da energia usada em todo o mundo é proveniente de fontes não renováveis, ou seja, são limitadas. As mais importantes delas, como o petróleo, o carvão e o gás natural, estão todas com estimativa de esgotamento no futuro e são responsáveis pelas emissões causadoras de problemas ambientais.

Sendo assim, a busca por energias alternativas é extremamente importância para amenizar esses problemas, tornando-se uma importante opção para modificação da matriz energética do mundo, e a diminuição do uso de combustíveis fósseis. A energia renovável é considerada promissora, pois não se esgota, já que é obtida de fontes limpas e capazes de reduzir o efeito estufa. Dentre as fontes de energia renovável, destacam-se a água, o vento, a biomassa e o sol. Quer saber mais sobre as tendências da energia limpa neste ano? Confira:

Energias renováveis mais usuais

Dentre as energias renováveis mais usuais, destaca-se a hídrica, que é considerada a mais antiga e eficiente na produção de energia elétrica. Outras energias limpas são a eólica e a obtida por biomassa.

A energia eólica é produzida com o vento, que é transformado em eletricidade por meio de aerogeradores ou turbinas eólicas. Já a biomassa é toda matéria orgânica de procedência vegetal e animal que pode ser utilizada na produção de energia, como subprodutos agrícolas, pecuários, industriais e a fração biodegradável dos resíduos sólidos urbanos. Por fim, mas não menos importante, há a energia solar, proveniente da radiação solar, que é transformada em eletricidade ou em calor por meio de painéis solares fotovoltaicos ou térmicos.

Tendências para 2016

Um novo panorama vem surgindo nos últimos anos: a preocupação com o meio ambiente vem impulsionando o mercado das energias renováveis e o uso inteligente delas. Por isso, separamos as principais tendências globais em energia renovável para 2016:

Preocupação com o meio ambiente

Com o passar dos anos, compreendeu-se a necessidade de preservar o meio ambiente, visto que isso significa preservar a própria vida humana. Essa preocupação está presente no desenvolvimento de medidas e ações para diminuir os impactos do ser humano sobre a natureza. É nesse contexto que entram as energias renováveis: neste e nos próximos anos, ocorrerá a intensificação da busca da abolição das fontes fósseis nas matrizes energéticas de empresas e países.

Powered by Rock Convert

Veículos automotivos menos poluentes

A oferta desse tipo de automóvel aumentará significativamente no mercado, e a procura por veículos movidos a biocombustíveis ou veículos elétricos se tornará mais competitiva. Isso se deve ao aumento da busca de veículos de baixa ou zero emissão, além do incentivo às pesquisas em busca de novas tecnologias relacionadas aos biocombustíveis.

Melhoria de preços

Mesmo que os preços das tecnologias do mercado para obtenção de energias limpas não possuam estimativa de redução, acredita-se que há ainda alguma possibilidade de melhorias nos preços relacionados aos custos de instalação e de manutenção, pois a eficiência e o rendimento dessas tecnologias tendem a aumentar com o tempo.

Energia solar em destaque

O destaque fica por conta da energia solar, que permanecerá com seu forte crescimento em todo o mundo, em decorrência da constante busca por sistemas mais inteligentes e descentralizados que a geração de energia convencional.

O crescimento da energia solar é evidenciado nas residências devido a condições legais já estabelecidas no Brasil. Tecnologias mais descentralizadas avançarão, como os medidores e termostatos inteligentes, o armazenamento de energia e os avanços em conexões em rede, aumentando, assim, a eficiência no uso de tecnologias e impactando os modelos de negócios dos próximos anos.

É grande a necessidade de incentivos e financiamentos para que o mercado das fontes de energia renovável cresça no país. Muitos desafios ainda existem, mas, em breve, poderemos aumentar o uso das energias renováveis, balanceando assim desenvolvimento e proteção ambiental.

Você acha que faltou alguma tendência? Vai adotar sistemas de energia limpa em sua residência? Comente!

 

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *