Saber realizar uma boa contratação de funcionários é um dos passos mais importantes para conseguir uma empresa de sucesso. Afinal, eles representam o contato direto entre o consumidor e o seu negócio.
Conseguir uma boa equipe e treiná-la é um dos pilares para que o seu negócio aumente as vendas, possibilitando seu mantimento e expansão.
Neste post iremos te dar orientações a serem consideradas na hora de contratar novos empregados. Então, fique atento e leia até o fim!
Determine claramente o tipo de profissional procurado
O primeiro passo, antes mesmo de se pensar em analisar candidatos, é saber qual o tipo de vaga que será preenchida. Só assim será possível você ter certeza do modelo de profissional que você está buscando.
Trace um perfil completo, constando as qualidades e defeitos, além de características gerais que o candidato deve possuir para o preenchimento dessa vaga. Esse perfil pode ser feito baseando-se em outros profissionais com o mesmo cargo ou com suporte de empresas de consultoria de recursos humanos.
Valorize o conhecimento técnico
Um funcionário com conhecimento técnico em vendas possui um valor imenso. Ele estará previamente preparado para otimizar as vendas da sua loja, utilizando seus saberes e meios para aumentar sua lucratividade.
Além disso, o treinamento dado será melhor aproveitado por profissionais já capacitados e eles já terão alta habilidade ao lidar com clientes.
Escolha um método de seleção adequado para a sua contratação de funcionários
A seleção pode ser vista como um filtro de candidatos. Dessa forma, ela deve ser adequada para o tipo de empresa que você dirige e o tipo de profissional que você busca.
Afinal, apesar de muitos candidatos possuírem boas qualidades que os tornariam bons vendedores para certos tipos de companhias, talvez não sejam convenientes para o seu negócio.
Essa seleção deve ser feita por profissionais de recursos humanos e pode ser até mesmo terceirizada. É um investimento que vale a pena para encontrar o profissional ideal.
Analise o currículo de forma aprofundada
Ao receber currículos, saiba analisá-los de forma profunda e cautelosa. Procure verificar a veracidade das informações, buscar recomendações de empresas antigas e checar o trabalho do profissional.
Dessa forma é possível conhecer melhor o candidato e traçar o seu perfil, podendo então constatar se ele é adequado ao perfil que sua firma busca.
Invista em treinamento para os novos contratados
É importante saber que os funcionários não estão prontos para o trabalho de imediato. Apesar de possuírem características e habilidades propícias para a realização de suas funções, ao chegarem em uma nova empresa eles precisarão de treinamento.
Essa parte é essencial. Só assim os profissionais estarão realmente preparados para as tarefas necessárias, pois é essa capacitação que os deixarão a par do funcionamento interno da empresa, do que será esperado deles e como o ofício deverá ser realizado.
Muitas vezes bons profissionais não conseguem atingir as metas esperadas simplesmente porque não foram devidamente treinados para isso!
É trabalho de toda boa gestão de equipe de vendas conhecer a fundo os profissionais que a compõe e saber como mantê-los. É preciso identificar os melhores contratados e aquilo que os satisfazem, suas metas dentro da companhia e lhes proporcionar motivação, valorizando seu trabalho.
Apesar da contratação de funcionários ser importante e trazer uma sensação de ar fresco para a empresa, profissionais com experiência dentro da sua companhia trabalharão de forma otimizada, por já conhecerem o funcionamento interno de sua firma.
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