Em épocas de dificuldade financeira, muitos são os obstáculos que os brasileiros encontram para manter as contas em dia. Entender como economizar em casa torna-se uma das primeiras opções para reorganizar o orçamento, mas, apesar de parecer simples, pode resultar em dificuldades.
Vale salientar que, antes de reorganizar o orçamento, é preciso encarar a gestão do lar como um administrador de empresas. Assim como ocorre nos negócios, existem as receitas e as despesas, sendo que os números devem conversar entre si. As despesas — sejam elas fixas ou variáveis (contas de consumo, alimentação, vestuário etc.) — nunca podem ser maiores do que as receitas (salários e demais rendimentos).
No post de hoje selecionamos 5 dicas que vão auxiliar no controle do orçamento, aliviando a saúde financeira do seu lar, doce lar. Confira!
1. Elabore um controle financeiro
Criar uma planilha de gastos mensais é o primeiro passo para obter um raio-x das suas despesas e começar a economizar em casa. Anote, mesmo que em folhas escritas, todos os gastos diários — do almoço no restaurante ao cafezinho na padaria. Apostar em uma planilha eletrônica pode facilitar o lançamento e o controle das despesas.
2. Compre alimentos em atacado
Não há dúvidas de que os gastos com alimentação possuem um grande peso no orçamento mensal de uma família. Atentar-se às despesas neste segmento é um ponto que deve ser rigorosamente considerado.
Comprar produtos em atacado é uma vantagem, já que nesta modalidade os preços são reduzidos, principalmente em função da quantidade adquirida. Para famílias pequenas ou para quem mora sozinho, dividir a compra com amigos é uma inteligente saída!
3. Avalie a necessidade da TV por assinatura
Pode parecer estranho, mas boa parte das pessoas que possuem TV por assinatura em casa acompanham apenas os canais abertos, tornando as centenas de canais pagos desnecessários. Se este é caso da sua família, opte pelo cancelamento do plano: aproveite as antenas externas do condomínio ou instale uma antena interna em sua casa.
4. Use água com inteligência
Utilizar água em excesso não é prejudicial somente às finanças, mas, principalmente, ao meio ambiente. Utilizar a água com consciência refletirá diretamente na economia da casa. Basta apostar em dicas práticas como:
- Reaproveitar a água da chuva e da máquina de lavar para lavar o quintal e regar as plantas;
- Tomar banhos rápidos;
- Manter a torneira fechada durante a escovação dos dentes ou enquanto faz a barba;
- Verificar possíveis vazamentos em canos;
- Evitar deixar torneiras gotejando.
5. Reduza o consumo de energia elétrica
O uso excessivo de energia elétrica é o vilão do orçamento doméstico. Reduzir drasticamente o consumo influi diretamente na redução dos gastos no lar. Para economizar em casa, é interessante seguir algumas das dicas abaixo:
- Aproveite a luz natural, mantendo as janelas fechadas até escurecer. Você pode aproveitar e realizar tarefas que necessitam de claridade antes do período noturno;
- Não deixe a porta da geladeira aberta, já que ela consumirá mais energia para se manter refrigerada;
- Desligue os aparelhos que não estiverem em uso. Lembre-se de que mesmo conectados na tomada ou na função ‘stand-by’ há o consumo de energia;
- Passe todas as roupas de uma só vez, evitando o ‘liga-desliga’ do ferro de passar.
E você, gostou das nossas dicas de como economizar em casa? Deixe o seu comentário e compartilhe suas ideias com a gente!